sábado, 22 de dezembro de 2012

Descoberto planeta "habitável"

Com certeza não estamos a sós no universo! Em meio a tantas descobertas, incluindo a constatação de organismos  microscópicos em meteoritos vindos do espaço pela própria Nasa ( aumentando a credibilidade da  teoria da  Panspermia) , agora  um planeta aparentemente habitável é descoberto e pode ser inclusive observado a olho nu daqui da Terra ... curioso, não?  Vou deixar para comentar mais no fim do post ... Vamos a notícia:
 
Um planeta habitável descoberto recentemente e que orbita um “gêmeo” do Sol está tão próximo que pode ser observado a olho nu da Terra, dizem cientistas.
O planeta pode ter quatro vizinhos que também orbitam a estrela Tau Centi a apenas 12 anos-luz do Sol. Esta, por sua vez, é quase idêntico ao nosso Sol, embora tenha 78% da sua luminosidade e 55% de sua massa.

  Astrônomos estimam que os planetas em questão são entre duas e seis vezes maiores que a Terra, e um deles, o HD 10700e, com 5x o nosso tamanho, fica na “zona habitável”, também conhecida como “zona de Goldilocks” – uma área orbital em que as temperaturas são ideais para que exista água líquida e, consequentemente, vida como a conhecemos.
A Tau Ceti fica na constelação Cetus, a baleia. Os detalhes da descoberta devem aparecer na revista Astronomy & Astrophysics. Devido às dificuldades em se detectar outros sistemas solares, a maior parte dos encontrados tinham grandes massas, mas este pode ser o de menor massa já descoberto.
Ela sempre aparece como alvo de programas de busca por vida alienígena como o SETI, devido à sua similaridade com o Sol. Ela pode ser vista a olho nu da Terra como uma estrela de terceira magnitude.
Cientistas da Austrália, Grã-Bretanha, Chile e EUA encontraram os planetas com uma técnica de alta sensibilidade que combinou dados de 6.000 observações de três telescópios diferentes. Eles usaram o método de velocidade radial que detecta oscilações no movimento de estrelas causado pelo empuxo gravitacional dos planetas.
  O Dr. James Jenkins, da Universidade do Chile e membro da equipe internacional da Universidade de Hertfordshire, afirmou ao Daily Mail que “Tau Ceti é um dos nossos vizinhos cósmicos mais próximos e é tão luminoso que nós podemos, talvez, conseguir estudar as atmosferas desses planetas em um futuro não muito distante. Sistemas planetários encontrados em estrelas próximas de nosso Sol indicam que esses sistemas são comuns em nossa Via Láctea”.
Mais de 800 planetas orbitando outras estrelas já foram descobertos desde os anos 90, e aqueles próximos a estrelas como o Sol são os mais interessantes astronomicamente falando.
 
Esta descoberta dialoga com a nossa visão emergente de que praticamente qualquer estrela tem planetas, e que a galáxia deve ter esses planetas habitáveis do tamanho da Terra. Nós agora estamos começando a entender que a natureza parece preferir imensamente sistemas que têm vários planetas com órbitas de menos que cem dias. Isso é bem diferente do nosso Sistema Solar onde não há nada em uma órbita dentro da de Mercúrio. Então nosso Sistema Solar é, de certa forma, um pouco estranho e não o mais típico tipo que a natureza faz”, diz em um comunicado à imprensa Steve Vogt, um veterano caçador de exoplanetas.
 
O Professor Chris Tinney, membro da Universidade de Nova Gales do Sul, afirmou que “quando nós olhamos para o céu noturno, vale contemplar que pode haver mais planetas lá fora do que estrelas, uma fração dos quais pode ser habitável”.
Há um dado, contudo, que pode ameaçar a possibilidade de vida no planeta: A Tau Ceti tem quase dez vezes mais detritos espaciais em sua órbita do que nosso Sol, o que significa que os planetas podem ser constantemente atingidos por objetos cósmicos.

Fonte: http://www.jornalciencia.com/universo/espaco/2302-descoberto-planeta-habitavel-visivel-da-terra-a-apenas-12-anos-luz 
http://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-2250451/Habitable-world-discovered-orbiting-Sun-twin-just-12-light-years-away-visible-Earth.html


 A descoberta desse planeta, faz-nos concluir  que a Nasa ainda está "engatinhando" em suas descobertas...ou será que nós é que somos muito ingênuos? 
 Desculpem a minha ignorância, mas eu tenho duas grandes dúvidas até meio bobas:
 
 Vênus , um planeta semelhante a terra, que tem quase o mesmo tamanho e está colado em nosso "traseiro" é visível a olho nu mas de maneira bem discreta , assim como Jupiter, 11 vezes maior do que nós... Como um planeta, cerca de 5 vezes maior do que a terra e a 12 anos luz de distância é visível a olho nu?????

E porque a Nasa descobriu isso só agora, se ele é visível até a olho nu e tem uma órbita pequena? Eles possuem toda uma estrutura que custa ao governo dos EUA bilhões e bilhões de seu orçamento e me saem com essa? 

A Nasa sabe muita coisa, e nos esconde quase tudo. Vez ou outra eles soltam alguma notícia para justificar tanto empenho do governo... e não é qualquer notícia...

Aguardemos as próximas descobertas da Nasa.

2 comentários:

  1. "A Nasa sabe muita coisa, e nos esconde quase tudo. Vez ou outra eles soltam alguma notícia para justificar tanto empenho do governo... e não é qualquer notícia..."

    CONCORDO PLENAMENTE COM O QUE FOI DITO!

    ResponderExcluir
  2. pois é. vai ver pode ser o lar do segundo sol e de nibiru.

    ResponderExcluir

Nossos visitantes!