terça-feira, 7 de junho de 2011

Vulcão entra em erupção no Chile.






Vulcão no sul do  Chile provoca raios vermelhos no céu e uma imensa coluna de nuvens de cinzas, estendeu-se até a Patagônia, na Argentina, onde vôos foram cancelados.  

   A erupção ocorreu no fim de semana e provocou imagens impressionantes de raios vermelhos no céu.  O fenômeno obrigou 3,5 mil pessoas a deixarem a região de Caulle Cordon, . Uma colúna de cinzas de dez quilômetros de altura e cinco de largura se formou ao redor do vulcão Puyehue.


Hoje, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) constatou a presença de cinzas do vulcão  nas regiões oeste, centro e sul do Rio Grande do Sul e no oeste de Santa Catarina. “Chove muito nessas regiões e as cinzas se misturam com a forte nebulosidade, tornando-se quase imperceptíveis", disse à Agência Brasil o meteorologista Flávio Varone, do 8º Distrito do Inmet, em Porto Alegre.

Segundo Varone," à medida que a nebulosidade se afasta em direção ao mar, movimento previsto para as próximas horas, as nuvens de cinzas também tendem a desaparecer. Uma massa de ar frio chegará à Região Sul na noite de hoje trazendo geadas e temperaturas negativas no Rio Grande do Sul, Paraná e em Santa Catarina."
O professor de geologia da Universidade Federal do Paraná Luiz Eduardo Mantovani acredita que as cinzas devem atingir também o Paraná, mas, segundo ele, o teor de sílica (mineral presente nas cinzas vulcânicas) é insignificante, não trazendo nenhum risco à população.
As cinzas do Vulcão Puyehue, que fica no Sul do Chile, atingem também a Argentina e o Uruguai. O vulcão entrou em erupção no último sábado.

Fonte; Jornal do Brasil

Veja a Imagens! São assustadoras e lindas!




erupção do vulcão Puyehue no sul do Chile no fim de semana provocou imagensimpressionantes de raios vermelhos no céu.
Raios atingiram a cadeia vulcânica de Puyehue-Cordón Caulle, perto da cidade de Osorno do Sul. O vulcão estava adormecido havia décadas e entrou em erupção no último sábado (4)
Uma coluna de cinzas de 10 km de altura e 5 km de largura se formou ao redor do vulcão Puyehue
nuvem de cinzas avançou para a Patagônia argentina, que fica a 900 km, provocando o cancelamento de alguns voos
Fenômeno obrigou 3.500 pessoas a deixarem a região de Caulle Cordon, no sul do Chile. Autoridades decretaram alerta máximo nas regiões próximas ao vulcão.
A última erupção do vulcão Puyehue ocorreu em 1960. Em 2008, outro vulcão chileno, Chaitén, também no sul do país, entrou em erupção, derramando igualmente cinzas na própria localidade e nas vizinhas Províncias argentinas da Patagônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog Archive

Nossos visitantes!