sábado, 10 de setembro de 2011

A filosofia de Thelema

Alguns amigos me sugeriram escrever esse post sobre a filosofia de Thelema que envolve tantas coisas que nem sei se darei conta do recado. Estudei muito sobre o assunto e, como um assunto sempre leva a outro, acabei chegando na história dos Nefilins , história essa que para mim, confesso, ainda é difícil de acreditar. Mas, o objetivo do Blog sempre foi falar o que a mídia não fala, levando você a tirar suas próprias conclusões. Esse post envolve religião, mas não estou aqui para criticar ninguém ... vamos lá!

Thelema se refere à doutrina ou filosofia religiosa difundida por Aleister Crowley ( o maior satanista de todos os tempos)  a partir de 1904 , publicação recebida e inspirada  por um espírito auto-denominado de  "Aiwass" ( segundo ele uma entidade não corpórea o qual passou a chamar de anjo guardião) , Ministro de Hoor-par-Kraato deus Hórus , que na mitologia seria a encarnação de Ra -  deus Sol, acho que todos já conhecem o famoso olho de Hórus...).




De acordo com a filosofia thelêmica ( dado por essa entidade ) , o ser humano está afastado de sua condição divina não pela encarnação, mas pela simples não-conscientização desta natureza. Essa falta de consciência seria mantida por uma série de fatores, dentre os quais podem-se citar o conceito de pecado (enquanto restrição artificial dos impulsos naturais), o egocentrismo e a entrega à vontade alheia ou aos vícios -- que no conceito thelêmico referem-se a qualquer atitude que controle a vontade ao invés de ser controlada por ela. Assim, cabia ao ser humano buscar uma profunda auto-consciência, chegando assim ao conhecimento do que foi chamado de Verdadeira Vontade (Thelema, do grego vontade), ou seja, em outras palavras : Crowley defendia o “libertarianismo” afirmando que, se o homem possui o livre arbítrio, ele é o único responsável por suas ações e existência. Não podendo ser julgado por nenhum Deus ou Diabo no que se refere ao destino da sua própria vida. Segundo ele, os caminhos para o auto-conhecimento dessa natureza como ser terreno (encarnado) passava pela experimentação dos próprios limites( uma vez que nós temos desejos e vontades)  Mas essa experimentação, que por muitos podia ser vista como mera libertinagem ou imoralidade ( tornando muitos desejos e vontades "pecados" )  , deveria sempre ser executada com rigor científico, imparcialidade e permanente refinamento (ou seja, justificando a libertinagem como uma necessidade, uma experiência para não ser condenada pela sociedade). Assim qualquer ato na vida passaria a ser uma ferramenta através da qual cada um poderia obter um profundo conhecimento de sua própria psiquê. 



Esse sistema é representada no duplo enunciado da chamada Lei de Thelema:
  • "Faze o que tu queres há de ser tudo da Lei". ("Do what thou wilt shall be the whole of the Law"[) - tudo é permitido, ou melhor, tudo nos foi permitido através do livre arbítrio
  •  (inclusive essa frase foi citada por Mendy, no desenho Billy e Mendy, queeu 
  • "Amor é a lei, amor sob vontade". ("Love is the Law, Love under will.")

Principais organizações

As principais organizações de nível mundial a seguirem a filosofia de Thelema são:

Astrum Argentum é uma Ordem ocultista fundada por George Cecil Jones e  Aleister Crowley em 1907. Dedicada a evolução espiritual utilizando a Lei de Thelema.
A Astrum Argentum foi fundada em 1907 por Aleister Crowley e George Cecil Jones em cima da estrutura de umas das mais influentes ordens mágicas dos Séculos XIX e XX, a Golden Dawn (The Hermetic Order of Golden Dawn). Ambos foram membros da primeira Golden Dawn, e após desavenças internas, decidiram fundar uma versão própria da Grande Fraternidade Branca (favor não associar com nenhuma característica racial) sobre a Terra.


Ordo Templi Orientis (ou O.T.O.) é uma organização ocultista de inspiração maçônica, fundada em 1895 por Carl Kellner, Franz Hartmann e Theodor Reuss, e posteriormente reformulada por Aleister Crowley, tornando-se a principal representante do movimento telêmico.


“Influência no rock

Socialmente, Crowley se tornou conhecido devido as referências feitas a ele no rock n’ roll dos anos de 1960 e 1970, pelas bandas Led Zeppelin, Rolling Stones, Iron Maiden, The Beatles e Black Sabbath, e pelos cantores Bruce Dickinson, Ozzy Osbourne e David Bowie.
Os primeiros a citar Crowley em sua obra foram os Beatles. Por serem britânicos, os quatro membros da banda acreditaram que Crowley era uma personalidade influente o bastante para ser colocado na capa do disco Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band. Isso possibilitou que os próximos artistas tivessem conhecimento da obra de Crowley, que fazia uma boa combinação com a rebeldia e o anarquismo promovidos pelo rock n’ roll. 
O cantor e compositor brasileiro Raul Seixas foi um grande divulgador e seguidor da obra de Aleister Crowley. Suas principais canções sobre Crowley e a Thelema são “Sociedade Alternativa”, “Novo Aeon” e “Loteria de Babilônia”.
Uma das principais e provavelmente a mais explicita referência musical é a canção “Mr. Crowley” do cantor britânico Ozzy Osbourne. “Mr. Crowley” foi lançada no álbum Blizzard of Ozz, de 1980.”

“TV

Atualmente ele é bastante citado na série Supernatural exibido pela Warner Channel, onde Crowley é um dos espíritos mais poderosos do inferno, é interpretado pelo ator Mark Sheppard, sua função na série é atormentar a vida dos protagonistas Dean e Sam.E seu primeiro nome também é citado não como Aleister mas sim como Alastair Mark Rolston e Christopher Heyerdahl. Ele também é um dos antagonistas do anime e mangá D.Gray Man. Seu personagem é um vampiro.”
 Resumindo ..... Thelema utiliza como principais divindades os deuses e deusas da religião do antigo egito ( além de  outros e não podemos esquecer que esses mesmos deuses possuiam seus "correspondentes" também na antiga Roma e na Grécia) , eles não aceitam  o Deus ( de Isaque, Jacó e Abraão) do Cristianismo e muito menos a Jesus Cristo, para eles, tudo é permitido do ponto de vista que nos foi dado o direito de livre arbítrio e nós, para entendermos a nossa condição humada podemos praticar, a nível de experiência, aquilo que desejamos ainda que isso seja visto como imoral ou pecado pela sociedade. Essa filosofia e seu "criador"  influenciaram fortemente muitas 'seitas', incluindo a maçonaria, da qual, teoricamente surgiram os Illuminatis . Illuminatis esses que dominam o mundo e o controlam, sua influência hoje se encontra nos desenhos, músicas, revistas, filmes, games .. ou seja , em todos os lugares.


Não se assuste com as fontes, a melhor maneira de conhecermos uma história é ouvi-la, com olhar crítico, através daqueles que fazem parte dela, assim podemos tirar nossas conclusões:

10 comentários:

  1. Olá.Vim aqui comentar que o episódio em do desenho em que Mandy(o nome da personagem está grafado incorretamente)cita a frase e desconhecido,mas a frase é exatamente está:
    "Faça o que fizer,será tudo da lei."
    Está e uma referência não apenas as Leis de Thelema,mas também ao famoso Livro da Lei,de Elesteir.
    Esse mesmo livro e cultuado pela maçonaria(dependendo do rito,não sei se é o York ou o Escocês).No templo,o livro representa a presença do Grande Arquiteto do Universo no templo.
    O livro é utilizado pela Ordem para não utilizar outros livros,ato que tiraria o caráter ecumênico da Ordem.

    Abços.

    ResponderExcluir
  2. E cade os Nefilins?????????

    ResponderExcluir
  3. Olá, estou preparando o post dos Nefilins, mas é um assunto muito delicado e, ao mesmo tempo, óbvio e que envolve desde a mitologia até os dias atuais e possui respaldo bíblico e arqueológico. Em breve, postarei. Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia.
    Não concordo com o termo satanista utilizado para definir Aleister Crowley.
    Li alguns de seus livros e ele não menciona nada da satã ou inferno.
    Sua principal linha de pensamento é de que cada ser deve ter consciente de suas ações.
    Ele sempre alerta para o fato que ninguém alem de você mesmo poder se salvar, ou seja, conhecer a si mesmo.
    Ele tem um lado meio libertino é verdade, mas isto é apenas uma de suas faces.

    ResponderExcluir
  5. Quanta mentira :
    crowley nao e satanista!
    E quem acredita na filosofia da Lei de thelema aceita Jesus Cristo, todos tem a liberdade de fazerem e acreditarem no que quer!
    ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se chma lebertinagem ,é vc ja foi envolvido pelas mentiras e enganaçao desse discipulo do inferno

      Excluir
  6. Tem muito satanista por aí que não sabe que é satanista.Não cita Satã,mas sua filosofia está impregnada do mais puro satanismo! Cultua deuses da antiguidade, já há muito degenerados, pertencentes a um mundo antigo cruel e sem moral.Por que afinal cultuá-los? Se contamos com os evangelhos, a "boa-nova",com uma moral mais evoluída e aprimorada?! Aí tem! Aleister praticava magia sexual em grupo com o objetivo de gerar elementais no mundo astral e escravizá-los.Praticava magia Enoquiana - invocação de demônios - (coisa caridosa é que não era...)Era viciado em heroína, bisexual assumido e tão depravado que nem o coven de bruxas "Ordem Hermética Golden Dawn" - foi capaz de aturá-lo. Foi expulso!Inclusive, tem passagem de obra sua na qual ele explica como praticar corretamente o sacrifício infantil.Confessou ter sacrificado, em um ano, mais de vinte bebês masculinos,buscando entrar em contato com determinadas forças...Sem falar que era amigo de Jack Parsons,um cientista de foguetes da Nasa que era bruxo sem restrições e que teria criado um "golen"!Enfim, esse Aleister era um escroto que não faria falta nenhuma se não tivesse nascido!Suas estrepolias são muitas e é de lamentar que alguem ainda admire esse cara! Se não tem mais nada pra seguir/admirar então preferivel ser cético!JOACIR/RJ

    ResponderExcluir
  7. Aff....Crowley inventou a lei de thelema? e rabelais? vc conhece rs? A ideia de controle da vontade vem de religiões muito antigas como o hinduísmo e budismo.

    ResponderExcluir
  8. Boa noite,,,venho deixar este link pra vc. já que vc disse q quer passar coisas q não são mostradas pela mídia, creio q este esteja tbem dentro de teus assuntos.,mas peço por favor estude este assunto e coloque ao menos um resumo que seja do teu ponto de vista ou não, mas publique por questão de justiça tbem,,,, mto OBRIGADA. Paz e Bem.
    http://www.medjugorjebrasil.com/?cat=Entrevistas

    ResponderExcluir
  9. parem de falar do que nao presta; e falem do DEUS vivo .

    ResponderExcluir

Blog Archive

Nossos visitantes!