domingo, 15 de abril de 2012

Monsanto quer monopolizar a agricultura no Nepal com transgênicos


Só relembrando que a Monsanto já é dona de praticamente todas as produtoras de semente no Brasil  e essa empresa , sempre se destacou no ramo de agrotóxicos , ela também é responsável pelo agente laranja (usado no vietnã) e o Aspartame .... e por aí vai ...Vamos a notícia:
O governo nepalês junto com a empresa agrícola Monsanto quer forçar os agricultores a usarem sementes transgênicas. O objetivo é substituir importações e aumentar a produção de uma nação faminta.
O milho, por exemplo, é uma das maiores culturas do Nepal, mas o país produz apenas cerca de metade do que é necessário para a sua própria indústria de alimentos. Cerca de 130.000 toneladas são importados por ano para cobrir o déficit. Ainda assim, mais de 40 por cento da população do Nepal está desnutrida.



"Estamos tentando ajudar o agricultor nepalês a aumentar sua produção total de culturas alimentares", fazendo dele "um pouco mais competitivo", disse um assessor da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional.

Logo após o anúncio da iniciativa c
entenas de manifestantes se reuniram em frente à embaixada dos Estados Unidos em Katmandu para protestar contra a Monsanto.


"Você começa comprando sementes da Monsanto", explicou o manifestante Sabin Ninglekhu.
"Ano um: as sementes rendem um pouco. De dois anos: o rendimento começa a descer. E então isso significa que você tem que aumentar as compras. Você tem que comprar sementes anualmente a partir desta empresa porque a fertilidade da semente diminui com o tempo. "


Enquanto a maioria concorda que o Nepal deve resolver urgentemente os problemas de segurança, os críticos dizem que a solução para os problemas agrícolas do Nepal deve vir de dentro do país, não do exterior.

O objetivo final dos protestos foi a de colocar pressão sobre o governo do Nepal para cancelar seu contrato com a Monsanto. Os manifestantes
 dizem que a parceria vai mudar a dependência do país a partir de milho importado para sementes geneticamente modificadas a partir do estrangeiro.

A História da Monsanto não é exatamente positiva. Alegações de monopolização dos mercados locais seguem a corporação, depois de ter sido processada por centenas de milhares de agricultores ao redor do globo.


A mais recente ação judicial contra a Monsanto foi apresentado na semana passada em New Castle, Delaware. O processo alega que a corporação ", motivado por um desejo de ganho econômico injustificado", envenenou agricultores argentinos que foram pressionados a utilizar pesticidas da empresa. Os agricultores insistem que a exposição de produtos químicos da Monsanto causou uma série de defeitos em crianças locais.

Alguns países europeus também se opõem fortemente o uso de sementes geneticamente modificadas da Monsanto. No mês passado, o MON 810 linhagem de milho foi temporariamente banido na França "para proteger o meio ambiente." A Polônia também afirmou que irá mover-se para proibir a semente completamente. E na semana passada, a Comissão Europeia não conseguiu reunir apoio suficiente para aprovar o cultivo de três variedades de milho desenvolvidas pela Monsanto.



Fonte: Tradução do site Russia Today feita pelo IAnotícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog Archive

Nossos visitantes!