quinta-feira, 20 de junho de 2013

Dissonância Cognitiva - Por Laura Botelho

Antes quero pedir um milhão de desculpas pela minha longa ausência, e espero que isso logo seja resolvido. Também peço desculpas pelas não publicações dos comentários, em breve os responderei e publicarei.
Sem mais , vamos ao artigo:

Dissonância cognitiva, uma expressão usada na psicologia que trata de identificar um conflito entre duas ideias, crenças ou opiniões divergentes. A incompatibilidade entre duas cognições diferentes ou a percepção de contradição pode se transformar em ansiedade, culpa, vergonha, fúria, embaraço e outros estados emocionais estressantes.  

"Cognição" pode ser definida como qualquer elemento do conhecimento incluindo as atitudesemoçãocrenças ou comportamentos - Portanto, estamos falando de incoerência de comportamentos, crenças, emoções e ações.

A teoria da dissonância cognitiva (incoerência de comportamento) diz que ações contradizentes servem como estímulos para que a mente obtenha ou invente ou modifique novos pensamentos ou crenças pré-existentes, de forma a reduzir a quantidade de conflito (dissonância) entre seus pensamentos. Uma defesa da natureza para diminuir estresse.

A dissonância cognitiva se afasta de qualquer ideia de raciocínio. Simplesmente apaga por instantes a lógica e a racionalidade da coisa. A necessidade de defender suas ideias e não ser violado ou afrontado, ridicularizado ou agredido por elas, é maior que qualquer justificativa ou atitude sensata da sua parte. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nossos visitantes!