O vírus da gripe das aves H5N1 (uma nova variante) … Tem piada… Depois da SARS (pneumonia atípica), do vírus da gripe das aves H5N1, do vírus da gripe suína H1N1, da bactéria E. coli, eis de novo, o nosso velho conhecido H5N1. Isto começa a ter piada, todos os anos há uma doença nova… uma estirpe nova criada e manipulada em laboratório (se calhar com o beneplácito de Bill e Melinda Gates e associados filantropos). A agência da ONU para a Agricultura e a Alimentação (FAO) recomendou hoje "uma vigilância reforçada" do vírus da gripe das aves, num momento em que uma estirpe mutante do vírus H5N1 foi identificada na Ásia.
"O último caso mortal ocorreu no início do mês no Cambodja, onde foram registados este ano oito casos de infecção humana, todos mortais", referiu a FAO num comunicado divulgado em Roma (sede da organização).
Na nota, a mesma agência das Nações Unidase evocou "os riscos imprevisíveis [do vírus] para a saúde humana", admitindo um eventual ressurgimento de um novo surto da doença.
Desde 2003, ano em que foi identificado o primeiro caso, 565 pessoas foram infectadas pelo vírus H5N1, das quais 331 não resistiram e morreram, recordou a FAO, citando dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).
A presença do vírus obrigou também as autoridades a abaterem mais de 400 milhões de aves em todos o mundo desde 2003.
A erradicação do vírus, que chegou a afectar 63 países em 2006, o apogeu da epidemia, provocou prejuízos na ordem dos 20 mil milhões de dólares (cerca de 13 mil milhões de euros) em todo o mundo.
Em jeito de parêntesis: Cada vez mais, a realidade começa-se a assemelhar a uma história popular sobre o Lobo Mau, contada aos mais novos. Vem aí o lobo mau, olhem que vem aí o lobo mau…
Depois do susto inicial, ninguém levou a sério as vezes seguintes, até que por fim apareceu mesmo o lobo mau e foi uma desgraça completa…
Nenhum comentário:
Postar um comentário