sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Apagão no Nordeste


Você já imaginou o mundo moderno  em que vivemos, sem energia elétrica? Pois bem, não sou eu, Salu, quem diz, mas também vários especialistas do mundo afirmam que isso irá acontecer. A questão apenas se limita a  "quando" ...
Há alguns anos atrás,  o Brasil presenciou uma série de apagões que  não passaram de jogada política. O governo precisava do apoio da população para a construção da usina de Belo Monte, e claro, obteve! Afinal, o povão não pode ficar sem ver a novela das 8h e o futebolzinho de domingo... Mas e agora?  Tem tanta coisa acontecendo que fica difícil até dar um chute... hoje em dia tudo é culpa da magnetosfera e do Nibiru,  que eu prefiro, dessa vez  não opinar e só deixar o aviso que  precisamos ficar preparados!!! Vamos a notícia pelo R7:
Uma falha no sistema de controle e proteção do circuito eletrônico da subestação Luiz Gonzaga, em Jatobá, município do Estado de Pernambuco, provocou o apagão que atingiu oito Estados do Nordeste na noite desta quinta-feira (3) e madrugada desta sexta-feira (4). A informação foi dada ao R7 pelo diretor de operações da Chesf (Companhia Hidrelétrica do São Francisco), Mozart Bandeira Arnaud.



O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), em Brasília, confirmou que a falha na distribuição atingiu todo o Nordeste, parte da região Norte e ainda Centro-Oeste do país. Contudo, não soube dizer ainda a causa do desligamento das linhas de transmissão.
A Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) informou que a interrupção de energia afetou todos os 167 municípios potiguares. A ocorrência no Sistema Interligado Nacional (SIN) teve início às 23h14 (horário local), da quinta-feira (25). No Rio Grande do Norte, o ONS autorizou a recomposição gradativa das cargas por volta das 2h45 desta sexta-feira (26). A Cosern aguarda o as informações sobre as causas da ocorrência que serão enviadas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico.

Os Estados atingidos foram: Pernambuco, Bahia, Paraíba, Ceará, Alagoas, Sergipe, Rio Grande do Norte e parte do Piauí. Segundo Arnaud, o apagão começou à 0h20 e o fornecimento de energia foi sendo retomado ao longo da madrugada. O religamento foi sendo feito de maneira gradativa por precaução para evitar possíveis acidentes.
De acordo com Arnaud, o defeito "já foi inteiramente identificado", mas as companhias vão aprofundar estudos para evitar novas interrupções desse tipo.
- [O defeito] aconteceu em uma subestação à qual se conecta uma usina de mesmo nome, Luiz Gonzaga, e também por ela passam seis linhas de alta transmissão. Uma cartela eletrônica, do sistema de controle e proteção, apresentou defeito e deu ordem para desligar a subestação, sem que existisse nenhum problema.
Ele explica que toda a instalação de energia deixou de funcionar, o que provocou um balanço no sistema, afetando outras unidades geradoras e o desligamento de energia em sete Estados e parte do Piauí.
- Tenho oito anos como diretor da Chesf e nunca vivi uma ocorrência desse tipo.
Arnaud diz que o problema foi isolado, e que a subestação pode funcionar sem uma das linhas de transmissão, à qual a cartela com defeito está ligada.
Tão logo a energia voltou ao sistema, as diversas subestações espalhadas pelo Nordeste voltaram a operar e levar energia. Contudo, oscilações ainda foram sentidas durante a madrugada, causando novas quedas no período em cidades como Salvador e Recife.

                                                
Apagão Nordeste

  Fonte  , incluindo do Mapa dos estados atingidos pelo R7




5 comentários:

  1. Os apagões estão intensificando cada vez mais.Alguma coisas eles estão querendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... precisamos ter o é no chão.
      O apagão pode ter inúmeros motivos, talvez , dessa vez, o motivo seja o mesmo ou semelhante ao de Belo Monte. Independente disso, uma hora, saberemos!

      Excluir
  2. Gente estas usinas são antigas, os equipamentos são velhos, as barragens já estão chegando no prazo máximo segurança, manutenção não estão nem aí. E este pessoal formado de hoje, estão mais cegos e perdidos do que....

    ResponderExcluir
  3. Serão as Tempestades elétricas?????????
    alguém poderia comentar?????
    abraços.

    ResponderExcluir
  4. bom. acabei de ver no jornal! a energia vai ficar mais cara!
    pois é amigos...eles querem superfaturar ''o brasil'' e endividar os brasileiros... quem tem, tem; quem não tem morre. cada dia que passa eu acredito mais nisso.
    não sei porque eles não exploram mais a área de energia movida a magnetismo, seria bem mais vantajoso e limpo...ate da pra saber porque né ?...

    bons post salu...todo dia eu entro aqui para ver alguma coisa...vlw por abrir a minha mente para essas coisas..vlw

    ResponderExcluir

Blog Archive

Nossos visitantes!