domingo, 4 de dezembro de 2011

Irã derruba avião não-tripulado dos EUA, diz TV

O Exército iraniano disse neste domingo (4) ter derrubado uma aeronave não-tripulada dos Estados Unidos no leste do Irã, disse uma fonte militar à televisão estatal do país.

"O Exército iraniano derrubou um avião não-tripulado norte-americano RQ-170 intruso no leste do Irã", informou a fonte, segundo a televisão estatal iraniana Al Alam.
A pressão sobre o Irã aumentou no dia 8 de novembro, quando a agência de energia atômica da ONU divulgou relatório apontando indícios de que o programa nuclear de Teerã também possui objetivos militares.
Após a publicação do documento, vários países aprovaram sanções econômicas contra Irã, como EUA, Canadá e Reino Unido.Pressão sobre Teerã aumentou após ONU apontar fins não-pacíficos em programa nuclear.


A polêmica ficou ainda mais grave na última terça-feira, quando a embaixada britânica em Teerã foi atacada e saqueada por "estudantes basidjis" (milicianos islamitas) atacaram e saquearam a embaixada britânica em Teerã, como forma de protesto às sanções adotadas uma semana antes pelo Reino Unido.
O ataque contra a embaixada britânica provocou grandes protestos internacionais e diversos países europeus, como França, Alemanha, Noruega e Holanda, convocaram seus embaixadores no Irã para consultas em solidariedade com o Reino Unido.
Na quarta-feira passada, o Reino Unido fechou sua representação na capital iraniana e determinou que todos os diplomatas iranianos deixassem a Inglaterra em 48 horas e fechassem a embaixada em Londres.
O ataque acelerou a adoção de medidas por parte da União Europeia (UE) contra o Irã e, em reunião em Bruxelas na quinta-feira, os chanceleres aprovaram novas sanções financeiras e pessoais contra empresas e indivíduos relacionados ao regime, irritando ainda mais Teerã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog Archive

Nossos visitantes!