quinta-feira, 2 de junho de 2011

Bactéria causa mortes na Europa! Importante!

E mais essa : 'Novas mortes relacionadas a um surto de uma bactéria intestinal na Europa - cuja origem seriam vegetais contaminados - foram registradas nesta terça-feira, incluindo a primeira fora da Alemanha. E o número de casos continua a aumentar!   A Organização Mundial da Saúde (OMS) descreveu o surto de E.coli como “muito grande e muito grave” e pediu para os países afetados trabalharem em conjunto para encontrar a fonte de contaminação.
A Alemanha identificou inicialmente pepinos importados da Espanha como a fonte do surto, mas autoridades espanholas questionam a afirmação, dizendo que ainda não está claro quando e onde os legumes foram contaminados.
Vários países europeus já adotaram medidas para tentar impedir a propagação da bactéria, proibindo a importação de pepinos ou retirando o produto dos supermercados.
Na segunda-feira, a ministra da Agricultura da Espanha, Rosa Aguilar, negou que os legumes espanhois estivessem contaminados e disse que o país poderá buscar na Justiça uma indenização pelos danos à sua imagem. “A imagem da Espanha está sendo prejudicada, os produtores espanhois estão sendo prejudicados e o governo espanhol não está preparado para aceitar essa situação”, afirmou.
Aguilar pediu à Alemanha que acelere suas investigações sobre as causas do surto. Os resultados das análises devem ser divulgados entre esta terça-feira e quarta-feira. As autoridades alemãs pediram que as pessoas evitem comer pepinos, tomates e alface crus...



A contaminação pela E.coli não é diretamente contagiosa, mas pode ser transmitida entre as pessoas se um paciente infectado prepara comida para outros sem lavar as mãos. A E. coli se propaga principalmente pela comida, pela água contaminada ou pelo contato com animais doentes.
Segundo especialistas, é possível evitar a contaminação simplesmente lavando bem os alimentos antes do consumo. Os sintomas típicos da infecção pela bactéria são febre moderada e vômito. Em alguns casos, há diarreia com sangue nas fezes.
A maioria dos pacientes se recupera em cerca de sete dias, mas uma parcela deles pode desenvolver a síndrome hemolítico-urêmica. A síndrome leva a problemas nos rins e pode matar. A ocorrência de SHU nos pacientes surpreendeu os pesquisadores porque, normalmente, a doença afeta crianças com menos de cinco anos. Mas, no caso alemão, 90% dos pacientes são adultos e dois terços são mulheres, segundo a BBC.   ( IG, último segundo)

 LEIA MAIS >>>>>

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog Archive

Nossos visitantes!