terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Antigos textos Árabes, falam da mudança climática "brusca" entre os anos 900 e 950

Achei interessante, e se aconteceu antes, quem sabe não aconteça novamente?
Antigos textos do século IX e X, colocam dados que evidenciam que o câmbio climático é cíclico e cósmico. Os textos provêm do Iraque e mostram a evidência de uma onda de frio em condições severas que teve lugar nos países árabes no século IX e X.


Os textos provêm de antiguos manuscritos que descrevem detalhadamente uma onda de frio glacial que  teve lugar entre os anos 900-950, em plena Idade de Ouro do Império Islâmico. A investigação foi feita por uma equipe de científicos da Universidade de Extremadura (Espanha), em concreto a denominada Equipe AIRE. Mª Cruz Gallego, Fernando Domínguez-Castro e José Manuel Vaquero, são os investigadores deste novo "achado" que suporta a Tese de câmbios cíclicos na história.Weather constata como no ano 900 o território onde na atualidade se situam Iraque e Síria  padeceu períodos caracterizados por um frio realmente inusual, com termometros incluso por baixo dos zero graus.

Lembram disso?



O último achado revela que durante 50 anos, países árabes sofreram intensas ondas de frío. Em concreto, este atípico fenômeno marcado pelas baixas temperaturas se produziu entre o ano 900 e 950.
O artigo publicado na revista




Segund um dos cientistas que participou neste estudo, Fernando Domínguez-Castro, a importância deste artigo radica em que se teve em conta escrituras árabes realmente antigas, aém de evidenciar a importância destes dados para interpretar melhor o clima atual. Alguns parametros que nos ajudarão a dimensionar com mais rigor os  possíveis cambios ou alterações climáticas, explica Domínguez-Castro. São fontes "diretas" de dados  tradicionalmente esquecidos por muitos cientistas especialistas em clima, e que escondem um enorme potêncial científico, analisa.

De acordo com o perito da
UEx não há muitos estudos climáticos a respeito por causa das "barreiras" culturais e de idiomas existentes entre a cultura árabe e a ocidental na geração de resultados investigadores. "Os cientistas debem trabalhar conjuntamente com os peritos que sabem ler estes textos históricos porque há muita informação por descubrir".

As temperaturas alcançaram níveis abaixo de "0" e é descrito nos textos que inclusive chegava a congelar o vinho, o que implica vários graus centígrados negativos. Segundo Domínguez-Castro, o fenomeno de esfriamento súbito, foi consequência de uma grande erupção vulcânica, mas é necessário que se realizem investigações adicionais sobre o mesmo.

Ancient Iraqi meteorologists speak to the present on climate


Fonte:
StarViewerTeam International 2012.http://rmorais76.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog Archive

Nossos visitantes!