sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Apresentador da FOX é demitido após tentar despertar as massas

A análise de apenas quatro minutos e meio que o norteamericano Andrew Napolitano realizou em seu programa de televisão na Fox Business Network poderia ter custado bastante caro. Sua história mostra como um discurso na TV pode chegar a se converter no assunto mais comentado nos EUA e segundo dá a entender o analista – embora a Fox não tenha se pronunciado – custar-lhe o emprego. O que é certo, tenha ou não sido o discurso a causa da demissão, é que passou de ser conhecido como analista da Fox para «o homem que perdeu seu emprego em menos de cinco minutos».
Na realidade, o curioso do monólogo que todo mundo fala nestes dias nos EUA é o fato de que Napolitano não se dedica a realizar nem uma só afirmação em seu discurso, senão que durante quase cinco (para alguns longos) minutos, encadeia uma após outra diversas perguntas em relação ao sistema eleitoral, a forma de Governo, candidatos e inclusive ex-presidentes dos EUA.
E se as diferenças entre democratas e republicanos forem apenas uma ilusão?
Questões tais como as seguintes: «E se as eleições americanas forem ferramentas de manipulação social? E se demócratas e republicanos forem duas asas do mesmo pássaro? O que ocorreria se todo propósito de demócratas e republicanos não fosse ampliar as opções dos eleitores, senão limitá-las? E se as diferenças entre ambos partidos forem apenas uma ilusão? O que aconteceria se o coração da política do Governo fosse o mesmo, sem importar quem estiver na Casa Branca? O que aconteceria se as diferenças entre demócratas e republicanos forem pequenos desencontros?»



Assim, nos quatro minutos e meio de discurso que poderiam ter custado a Napolitano o emprego na Fox. A cadeia evitou se pronunciar sobre se os incômodos questionamentos foram o verdadeiro motivo que levou ao cancelamento do programa FreedomWatch. O que sim a emissora fez foi emitir um comunicado onde anuncia um novo programa a partir de 20 de fevereiro e que substituirá o FreedomWatch.
Os motivos do cancelamento, não obstante, poderiam ser também a baixa audiência, e inclusive uma mudança de direção da emissora durante o horário de «prime time» em que se emitia o programa de Napolitano. Através de sua conta no Twitter, Napolitano assegura aos seus seguidores que continuará «defendendo a liberdade». Além disso, o analista deixa claro suas impressões sobre o cancelamento do programa na última frase escrita na rede social: «Toda tiranía necessita para sobreviver que as pessoas de boa consciência permaneçam em silêncio. Thomas Jefferson.»

http://caminhoalternativo.wordpress.com/2012/02/23/apresentador-da-fox-e-demitido-apos-tentar-despertar-as-massas/

Um comentário:

  1. Esse caso também serve pro Brasil. Diferentes no nome, em alguns detalhes, mas no geral é a mesma coisa.

    ResponderExcluir

Blog Archive

Nossos visitantes!