sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Projeto Encode - descobrindo o genoma


"Novo mapa do genoma mostra importância de material antes considerado “lixo” genético"

Em teoria, usamos cerca de 10% do nosso cérebro e menos do que isso, é a parte ativa de nosso DNA. Ou seja, todo o resto de nosso DNA , assim como os outros 90% do nosso cérebro não são utilizados e até agora, ninguém sabe pra que serve. Pois bem, eu tive a honra de conhecer um geneticista que sempre dizia que  todo esse "lixo", na verdade, possui uma função e que nós obviamente e que não sabemos pra que serve.

Claro que é curioso termos um tantão assim de Dna "sem função" e um tantão assim de cérebro que "não usamos"  e eles ainda estão lá....  sem atrofiamento algum. Isso nos abre leque para outro post, pois a Epífese neural ou glândula pineal  é outro grande mistério "atrofiado" dentro de nossa cabeça , possuindo ,talvez, pequenas e indeterminadas relações com o sistema nervoso central ... 
Eu acredito que, muito além do que a notícia abaixo afirma, quando conseguirmos  entender o nosso genoma, além de autocuras, despertaremos "partes" de nós que "estão adormecidas" há muito tempo, incluindo o  nosso cérebro!  É inegável que somos (ou "fomos") limitados...
Acho que já falei demais,  e nem vou entrar na questão do universo holográfico ... vamos a notícia:

As revistas Nature e Science publicaram, simultaneamente, 30 artigos com os resultados do exaustivo projeto Encode, no qual participaram 32 pesquisadores e 440 laboratórios do mundo todo para desenvolver o mais completo mapa do genoma humano desde 2000.

O fato mais importante desta nova investigação está na descoberta da verdadeira funcionalidade de um material genético que até então era considerado uma espécie de “lixo”, já que se acreditava que apenas os genes, que compõem 2% do genoma, teria alguma relevância na composição do DNA.


No entanto, novos estudos mostram que 80% do genoma possui funções precisas que regulam os processos genéticos, ativando ou desativando os genes. Por conta deste avanço na pesquisa, é possível determinar que grande parte dessas regiões antes subestimadas possui informações vinculadas ao desenvolvimento de doenças genéticas durante a fase embrionária. Isto significa que, com este novo mapa, que é praticamente uma enciclopédia genética, poderão ser desenvolvidos no futuro métodos preventivos ou até a cura de doenças.


Artigos relacionados
:

Revista Nature

Science

Encode

Fonte: http://seuhistory.com/noticias.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog Archive

Nossos visitantes!