quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Guerra se aproxima... Turquia em vias de confronto com Israel no Mediterrâneo Oriental

Traduzido pelo Google
Navios de guerra turcos assediam cargueiros israelitas. Israel move barcos com mísseis próximo a Chipre.
Lembrando que a Turquia faz parte da OTAN, se ela for atacada por Israel, pode haver um socorro aos turcos e retalhação de outros países da organização, como os EUA.

A Turquia está preparando o cenário para os confrontos no leste do Mediterrâneo. Desde quinta-feira, 29 de setembro, navios de guerra turcos foram assediados por navios mercantes israelenses em águas ao largo de Chipre, cita o relatório das fontes militares DEBKA. Eles se aproximam o suficiente para estabelecer a comunicação sem fio e a cautela de ambos, pois para os turcos os israelenses cometem uma violação do direito internacional e ordenam-lhes para mudar de rumo. As tripulações de Israel em sua maioria ignoram estas "ordens", tratando-nas como a mais recente oferta de Ancara para afirmar o domínio naval turca do Mediterrâneo Oriental. Mas a situação está ficando explosiva o suficiente para provocar um incidente mais grave. No fim de semana, aviões da Força Aérea Israelense circularam perto dos locais dos incidentes, mas não diretamente sobre os barcos turcos. Ao mesmo tempo, navios equipados com míssil israelense navegou perto de Chipre em águas da zona económica exclusiva, onde a empresa energética sediada em Houston Noble, começou a perfuração de gás natural em 19 de setembro em face das ameaças militares turcas. O equipamento está situado a 160 quilômetros ao sul de Chipre adjacentes ao campo de gás de Israel .


Fontes ocidentais navais acompanhando as novas implantações turcas e israelenses informar no sábado, 1 de outubro: "A Turquia e Israel estão em uma perigosa competição muscular de flexão constante no Mediterrâneo oriental, eles estão, metaforicamente, agitando os punhos um no outro face a face e aumentando o risco de um confronto. que pode rapidamente sair fora de controle. "
Na semana passada, Ankara retaliou Chipre e Israel devido as explorações de gás em alto mar, enviando um navio de exploração da seu próprio campo de exploração e escoltado por uma fragata e um submarino para Chipre. Fontes de Ankara também revelaram que caças F-16 turcos haviam sido implantado na parte norte da ilha de Chipre de população turca. Expressando preocupação com a agressividade da Turquia, a OTAN através do secretário-geral, Anders Fogh Rasmussen, sexta-feira, 30 setembro, disse: "Obviamente, as tensões entre a Turquia e Israel são um assunto de preocupação crescente . É uma questão bilateral - a OTAN não vai interferir nisso. Mas é o interesse da aliança para ver essas tensões diminuírem, porque a Turquia é um aliado-chave e Israel é um valioso parceiro para a aliança. "
O secretário da OTAN contradiz afirmação de Ancara que Israel não teria permissão para abrir um escritório na sede da aliança em Bruxelas. "Ministros de defesa da OTAN acordaram durante a reunião da OTAN em abril que os parceiros podem ter escritórios ... Isto inclui todos os parceiros", disse ele.
Referindo-se a preocupação com as tensões sobre exploração de gás natural "entre a Turquia e Chipre, bem como Israel", disse Rasmussen: "Peço a todas as partes para encontrar soluções pacíficas para os conflitos através do diálogo construtivo." Ele disse que não espera que os confrontos armados surjam na região. No entanto, ele sugeriu que a Turquia tem que gerir a situação com cuidado, pois afirma um papel crescente no cenário global.
Também no sábado,o presidente de Chipre, Dimitris Christofias, tinha uma mensagem para Ancara: "Gostaria de sublinhar a todos aqueles que tentam questionar este direito da República de Chipre:. Nossos direitos soberanos não são negociáveis" Cinco dias atrás, os primeiros-ministros da Grécia e da Turquia, George Papandreou e T. Erdogan conversaram por telefone. E quatro dias atrás, o almirante James Stavridis, Comandante das forças da OTAN na Europa, viajou para Ancara diretamente de Israel para conversas com os dirigentes turcos afim de tentar aliviar as tensões.
O Assédio turco de navios de carga israelenses começou após as trocas de acusações sobre o direito de exploração e compromissos acertados por nações da região a respeito dessas explorações de gás natural. Indicando que o governo de Erdogan não tem intenção de se esforçar em reuniões exasperadas com EUA e a NATO para esfriar as tensões crescentes no Mediterrâneo oriental.

Fonte: Debka.com
http://www.libertar.in/2011/10/guerra-se-aproxima-turquia-em-vias-de.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog Archive

Nossos visitantes!