sábado, 22 de outubro de 2011

Morte de Kadafi é violação do direito internacional, diz Rússia

O ex-líder líbio Muammar Kadafi teve sua captura anunciada em Sirte nesta quinta-feira após mais de dois meses de mistério sobre o seu paradeiro. Em foto de junho de 2010, Kadafi fala no 40º aniversário de evacuação de base militar americana  Foto: APIsso o que a Rússia diz é verdade, mas antes dessa notícia, coloco um trecho de outra aqui que muito me indignou, não defendo Kadhafi, só acredito que, se realmente ele é tudo isso o que a mídia diz, esperar mais de 40 anos para tirar ele do poder é algo questionável por demais. Mas infectar 438 crianças com HIV .... sem palavras .... Talves ele não seja o real vilão da história :



Kadafi 'teve o que mereceu', dizem enfermeiras presas na Líbia

As cinco enfermeiras búlgaras que ficaram presas por oito anos na Líbia em função do escândalo da infecção de crianças líbias com o vírus da aids comentaram a notícia da morte de Muammar Kadafi nesta quinta-feira, afirmando que "ele teve o que mereceu". "A notícia me deixou muito feliz. É uma punição. Um cachorro como ele merecia morrer como um cachorro", afirmou Valya Chervenyashka.As enfermeiras foram torturadas e duas vezes sentenciadas à morte no regime de Kadafi. Valentina Siropolu, outra das enfermeiras libertadas em 2007, declarou: "Eu estou muito feliz, eu esperava por isso. Ele teve o que mereceu". Snezhana Dimitrova e Kristiana Valcheva, contudo, tiveram uma reação diferente. "Eu ficaria feliz se ele tivesse sido capturado vivo", afirmou Valcheva. "Não posso ficar feliz com a morte de ninguém, mesmo de meu inimigo", acrescentou Dimitrova. As cinco disseram ainda esperar que os novos líderes da Líbia as inocentem. "O principal objetivo do governo búlgaro deveria ser exigir que nossa inocência seja reconhecida", acrescentou Chervenyashka.
As cinco enfermeiras búlgaras, junto com um médico palestino, foram presos na Líbia, em 1999, sob acusação de infectar 438 crianças com o vírus HIV em um hospital pediátrico de Benghazi.

Especialistas, incluindo Luc Montagnier, o virologista codescobridor do HIV, testemunhou que a infecção se deu por causa de carência de higiene. O caso ganhou as manchetes mundiais e os envolvidos foram libertados e voltaram para Bulgária em 2007.
Fonte:
http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI5424859-EI17839,00-Kadafi+teve+o+que+mereceu+dizem+enfermeiras+presas+na+Libia.html



Eu ainda não acredito na morte de Kadafi, se ele realmente foi  assassinado  foi para que não fosse levado a nenhum tribunal, onde poderia contar tudo o que sabia sobre as relações entre seu governo com a  CIA,  Berlusconi e a máfia, lembrando quem são Jibril e Jalil, principais líderes atuais do Conselho Nacional de Transição e, até bem pouco tempo, seus fieis agentes e servidores. 


Morte de Kadafi é violação do direito internacional, diz Rússia
21 de outubro de 2011 • 14h42 • atualizado às 15h38

A Rússia afirmou nesta sexta-feira que o ex-líder líbio, Muammar Kadafi, deveria ter sido preso e que sua morte nas mãos dos rebeldes é uma violação flagrante do direito internacional. "Categoricamente, não deveriam ter matado Kadafi. Ele esgotou sua legitimidade há muito tempo, mas sua morte, da forma que aconteceu, desperta certamente muitas dúvidas", disse Sergei Lavrov, ministro de Relações Exteriores russo, em declarações à emissora de rádio Eco de Moscou.
De acordo com Lavrov, "o direito internacional diz que nos conflitos armados rege o direito humanitário, e na Líbia houve e há um conflito". "Estas regras estão corroboradas pelas Convenções de Genebra. Devemos nos guiar pelo direito internacional. Não existem outros critérios nos assuntos internacionais", afirmou.
Lavrov argumenta que estas convenções dizem claramente que um prisioneiro de guerra deve receber assistência médica se estiver ferido, como foi o caso de Kadafi na cidade líbia de Sirte. "(Kadafi) foi aprisionado por um batalhão semiautônomo que não se subordina ao Conselho Nacional de Transição (CNT). As imagens que vimos pela televisão mostram que foi feito prisioneiro, estava ferido e foi morto", disse.
O ministro respaldou a proposta de abrir uma investigação internacional sobre a morte do ditador líbio, ideia ignorada pelo Kremlin no começo do conflito. "Não é casualidade que o Escritório de Direitos Humanos das Nações Unidas expresse a necessidade de fazer uma investigação sobre todas as circunstâncias que rodearam a morte e tenho certeza que essa investigação será realizada", disse.
O porta-voz do Escritório de Direitos Humanos da ONU, Rupert Colville, afirmou em entrevista coletiva nesta sexta-feira que são necessários "mais detalhes para poder assegurar com certeza se Kadafi morreu em algum tipo de enfrentamento ou se foi executado após sua captura".
O chefe da diplomacia russa ressaltou a necessidade de que a operação militar da Otan no país receba a correspondente valorização do ponto de vista do direito internacional. "Lembramos que quando os países aliados se comprometeram a cumprir a resolução do Conselho de Segurança asseguraram que seu objetivo era a defesa da população civil e não a eliminação de Kadafi", indicou.
Além disso, acrescentou, os aliados asseguraram que "a mudança de regime deve ocorrer de maneira natural e nas mãos das forças do próprio povo líbio". "Agora falam de outra forma. Dizem que, finalmente, o objetivo está cumprido, quando esse objetivo não é o que o Conselho de Segurança marcou", disse.
Lavrov criticou o Ocidente por não apoiar a iniciativa de diálogo entre Trípoli e Benghazi proposta pela União Africana. Na sua opinião, Kadafi teria abandonado o poder de forma pacífica neste caso, e a perda de vidas humanas teria sido muito menor.
Lavrov também se referiu às mostras de satisfação que muitos líderes ocidentais tiveram após conhecer a notícia da morte de Kadafi, que governou a Líbia com mãos de ferro durante 42 anos.

fonte- terra/noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog Archive

Nossos visitantes!