quinta-feira, 6 de outubro de 2011

NASA ALERTA PARA PODEROSA CHUVA DE METEOROS DRACONID A PARTIR DE 8/10


Draconid Outburst Meteor

Draconids (cometa, 200px)04 de outubro de 2011: Em 08 de outubro a Terra estará indo através de um fluxo de poeira de 21P/Giacobini-Zinner Comet, eo resultado poderia ser uma explosão de meteoros Draconid.
"Estamos prevendo cerca de 750 meteoros por hora", diz Bill Cooke do  NASA's Meteoroid Environment Office Escritório da NASA Setor especializado em Meteoróides . "Quando a chuva estiver ocorrendo sera mais observada no Oriente Médio, norte de África e partes da Europa."

"Na maioria dos anos, passamos por espaços entre os filamentos, talvez apenas um ou dois pastagem como nós passam," diz Cooke. 
A cada 6,6 anos O Comet Giacobini-Zinner oscila através do sistema solar interno. A cada visita, ele estabelece um filamento estreito de poeira, com o tempo formando uma rede de filamentos que a Terra encontra todos os anos no início de outubro.
"Ocasionalmente, porém, nós batemos uma cabeça quase sobre - e os fogos de artifício começar."
2011 poderia ser um ano tão. Os meteorologistas da Nasa e em outros lugares concordam que a Terra está indo para três ou mais filamentos em 08 de outubro. Múltiplos encontros devem produzir uma série de explosões variável início por volta de 1600 Hora Universal (meio-dia EDT) com a maior atividade entre 1900 e 2100 UT (15:00 - 17:00 EDT).
Os meteorologistas não têm certeza o quão forte a exibição será, principalmente porque o cometa teve um encontro com Júpiter no final de 1880. Naquele tempo, atração gravitacional do planeta gigante alterado a órbita do cometa e introduziu algumas incertezas para o local de filamentos que tem derramado desde então. Modelos concorrentes colocar os filamentos em lugares ligeiramente diferentes, como resultado, estimada meteoro taxas variam de dezenas a centenas por hora.
Draconids (modelos, 558px)
Modelos de fluxo de poeira de cometas sugerem uma sucessão de picos na taxa de meteoros entre 1600 e 2100 UT em 09 de outubro. Clique aqui para mais detalhes. Crédito: MSFC / Secretaria do Meio Ambiente de meteoróides.
Um meteorologista respeitado, Paul Wiegert da Universidade de Western Ontario, diz que a taxa de meteoros pode ir tão alto como 1000 horas por - a definição de uma tempestade de meteoros. Não seria a primeira vez. Encontros íntimos com filamentos de poeira produzida tempestades de mais de 10.000 Draconids por hora em 1933 e 1946 e explosões menor em 1985, 1998 e 2005.
Draconids (inscrição)
Meteoros do cometa fluxo Giacobini-Zinner fora do norte da constelação de Draco - daí seu nome. Draconids estão entre o mais lento de todos os meteoros, que atingem a atmosfera em um relativamente leisurely 20 km / s. O ritmo lento da Draconid meteoros minimiza o perigo para satélites e naves espaciais e torna-los visualmente distinto.
"Um deslizamento Draconid lazer através do céu é uma bela vista", diz Cooke.
Infelizmente, muitos dos Draconids deste ano vai passar despercebida. Draconids são fracos, para começar, e este ano eles tem que terminar com uma lua quase cheia. Brilho lunar vai reduzir o número de meteoros visível da Europa, África e Oriente Médio por 2 - para 10 vezes. A situação é ainda pior na América do Norte, onde a chuva ocorre em plena luz do dia, completamente obliterando a mostrar.
Isso não impede um grupo um de ensino médio e estudantes do ensino médio de Bishop, California, no entanto. Eles planejam observar o chuveiro da estratosfera, onde o céu é escuro mesmo ao meio-dia.
Draconids (White Mountains, 558 px))
Céu negro ao meio-dia, fotografado de um balão de alta altitude hélio em 3 de setembro de 2011.Crédito: Terra para Sky, um grupo de estudantes localizada em Bishop, CA.
Liderados por Science @ NASA Tony Phillips, os 15 estudantes foram o lançamento de balões de hélio para a borda do espaço desde maio de 2011. Com mais de 95% da atmosfera da Terra abaixo do balão, o céu parece quase tão negro como seria de uma nave espacial perfeito para a astronomia.
"Os alunos estão indo para tentar voar uma de nossas câmeras de baixa luminosidade meteoro na carga de seu balão", diz Cooke. "Espero que pegar algumas bolas de fogo Draconid para analisarmos. Eles podem ser os únicos que temos."
Fique atento para os resultados após 08 de outubro.
Fonte original em inglês, tradução google:
http://science.nasa.gov/science-news/science-at-nasa/2011/04oct_draconids/


http://celiosiqueira.blogspot.com/2011/10/nasa-alerta-para-poderosa-chuva-de.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog Archive

Nossos visitantes!