quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Kadhafi foi preso e está ferido, dizem chefes militares do novo governo líbio


Liguei a TV agora pela manha e vi a notícia que Kadafi possivelmente estaria morto, e então  a GNEWS colocou na tela uma foto muito estranha do suposto corpo e disse que o mesmo estaria sendo levado para um lugar secreto ?????  Estou postando a notícia divulgada até agora na G1 on-line, em breve postaremos mais notícias:

Coronel, que tentava fugir de Sirte, teria ferimentos graves nas duas pernas.
Otan e Departamento de Estado dos EUA não confirmaram prisão ou morte., Vamos a notícia:

O ex-ditador da Líbia, Muammar Kadhafi, foi preso e está ferido em ambas as pernas, gravemente, informaram nesta quinta-feira (20) fontes militares do novo governo do país.
Também há relatos, não confirmados, de que Kadhafi teria sido baleado na cabeça e estaria morto.
A informação sobre a prisão do ex-ditador foi inicialmente confirmada por Abdel Majid, chefe militar dos ex-rebeldes líbios na capital, Trípoli. Segue o vídeo:





"Ele foi capturado. Ele está ferido em ambas as pernas... Ele foi levado de ambulância", disse o militar à agência Reuters, por telefone.

Outro comandante rebelde, Mohamed Leith, disse à France Presse que viu Kadhafi "com seus próprios olhos" e que o coronel está "gravemente ferido", mas "ainda respira".
Kadhafi teria sido preso próximo à sua cidade-natal, Sirte, em um comboio que sofria ataque aéreo da Otan enquanto tentava fugir. A cidade, último foco de resistência dos combatentes kadhafistas, havia sido tomada definitivamente pelos rebeldes nesta quinta-feira.

A TV Líbia Livre disse que também foram presos Muatassim, um dos filhos do coronel, além de Mansur Dau e Abdala Senusi, dos serviços de inteligência.

Um combatente do novo governo líbio, ouvido pela Reuters, disse que Kadhafi estava escondido em um buraco, e teria gritado "Não atire! Não atire!" ao ser descoberto.

Otan e EUA não confirmam
A Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e o Departamento de Estado dos EUA ainda não confirmavam a prisão.

A Otan afirmou que ainda "levaria tempo" para checar as informações.

"O Departamento de Estado não pode, neste momento, confirmar as notícias da imprensa sobre a captura ou morte de Muamar Kadhafi", declarou a porta-voz da diplomacia americanao, Victoria Nuland.

Mas os rebeldes e a população já comemoravam a notícia nas ruas das principais cidades líbias.

O ex-ministro de Defesa do regime deposto, Abubakr Yunes Jaber, morreu em Sirte, disse à France Presse o médico Abdu Rauf.

Mustava Abdel Jalil, chefe do CNT, deve fazer um pronunciamento na TV em breve, segundo a TV Líbia Livre.

Desaparecido
Kadhafi, derrubado após a tomada de Trípoli no fim de agosto, estava desaparecido desde então, tentando reagir as tropas do Conselho Nacional de Transição, órgão político da rebelião líbia, que tenta reorganizar o país na transição para a democracia.

Bani Walid, outro reduto kadhafista, caiu na segunda-feira.

O destino de Kadhafi, se confirmada a prisão, é incerto. Ele é procurado pelo Tribunal Penal Internacional de Haia, da ONU, por crimes contra a humanidade cometidos durante a repressão aos rebeldes.

Mas o CNT já falou, em várias ocasiões, que pretendia levar o coronel e seus aliados a julgamento no próprio país.

Iniciada em meados de fevereiro na cidade de Benghazi, a rebelião contra o ex-ditador colocou a Líbia em uma violenta guerra civil e em crise humanitária.

A rebelião contra Kadhafi começou no contexto da chamada Primavera Árabe, que também derrubou governos na Tunísia e no Egito e abala atualmente os regimes ditatoriais no Iêmen e na Síria.

Suposta foto de Kadafi morto:
Foto tirada com celular mostraria Kadhafi ferido. (Foto: AFP)

FOTO: http://g1.globo.com/revolta-arabe/noticia/2011/10/agencia-divulga-imagem-que-seria-de-kadhafi-ferido.html
Imagem de Muammar Kadhafi mostrada pela TV líbia durante um de seus discursos desta quinta-feira (1º) (Foto: AFP)

Imagem de Muammar Kadhafi mostrada pela TV líbia durante um de seus discursos em 1º de agosto, em uma de suas últimas aparições (Foto: AFP)

http://g1.globo.com/revolta-arabe/noticia/2011/10/kadhafi-e-preso-e-esta-ferido-diz-chefe-militar-do-novo-governo-libio.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog Archive

Nossos visitantes!