terça-feira, 19 de junho de 2012

Documento da Rio+20 não prevê financiamento para desenvolvimento sustentável

Chega a me causar revolta essa conferência e todo esse circo midiático. A verdade é que ninguém está disposto a abrir mão de algumas coisas em prol do meio ambiente , vivemos em uma sociedade consumista  ... e as pessoas não se dão conta disso. É muito fácil falar de meio ambiente dentro de um shopping com ar condicionado depois de ter plantado uma "mudinha de árvore". Nós dependemos do meio ambiente e não ele de nós. Prejudicando ou destruindo o meio ambiente os maiores prejudicados somos nós ... mas do carro não dá pra perceber isso, pelo menos, não ainda ... A única coisa que sei, é que todos da tal reunião chegaram a  conclusão de que 7 bilhões de habitantes é algo preocupante para o nosso planeta.   Eu acredito que , em breve, veremos o maior genocídio global já visto.  Será que ninguém dá conta? Estamos sendo envenenado todos os dias através do ar, água e alimentos, vacinas .... tudo muito bem orquestrado pela elite global... será que é só eu quem está percebendo isso?  O mundo às portas de uma guerra mundial e todo mundo com os olhos voltados para uma conferência que não vai dar em nada!

Li isso em no blog Nos dias de Noé :


Programa de Meio Ambiente da ONU continua com status secundário, e transferência de tecnologia avança pouco

O documento aprovado na plenária da Rio+20 não prevê um mecanismo efetivo de financiamento para as ações de Desenvolvimento Sustentável, apenas ações vagas e de médio prazo, com resultado apenas para 2014, e mantém o Pnuma (Programa da Nações Unidas para o Meio Ambiente) sem o status de agência, desejo da União Europeia e África.

Após meses de reuniões e seis dias seguidos de intensa negociação no Rio, os delegados dos países não conseguiram definir nada além de um plano de ação.

 O texto aprovado prevê o início de um processo, no âmbito da ONU, que vai "avaliar as necessidades financeiras" e vai preparar "um relatório propondo opções para uma efetiva estratégia de financiamento".

Será criado, ainda, "um comitê intergovernamental" com "30 experts nomeados por grupos regionais, com representatividade geográfica quantitativa", que vai implantar o processo até 2014.

O documento reafirma o compromisso - já existentes e não cumpridos até agora - de os países desenvolvidos destinarem 0,7% de seu PIB às nações em desenvolvimento e de 0,15% a 0,2% às menos desenvolvidas.

Outros parágrafos acordados tratam de forma genérica de "fontes inovadoras de financiamento", "combate à corrupção", convites a "instituições internacionais financeiras" a prover recursos financeiros para o Desenvolvimento Sustentável e a erradicação da pobreza".

Pnuma continua no segundo escalão 
O Pnuma (Programa da Nações Unidas para o Meio Ambiente) também nãoganha status de agência especializada, como queriam a União Europeia e os países africanos (a sede do Pnuma é em Nairóbi, Quênia). Ficou acordado apenas o "fortalecimento" do órgão e o reforço em seu orçamento.

Os países se comprometem a "fortalecer o papel do Pnuma como autoridade mundial no Meio Ambiente", a "fotalecer sua governança" e a "ter fundosestáveis da ONU destinados ao programa". Desse modo, o programa permanece no segundo escalão da estrutura da ONU.

Transferência de tecnologia 
Em outro tema polêmico, a transferência de tecnologia, houve pequeno avanço, com o reconhecimento dos países ricos "da importância da transferência" em "termos favoráveis" e "preferenciais" aos mais pobres. Estes desejavam a transferência gratuita, ao que se opunham os desenvolvidos.

O texto final da Rio+20 também reforça a necessidade de promover a disseminação das tecnologias ambientais, mas não estabelece compromissos efetivos nesse sentido.


Seja o primeiro a comentar!!
Antes de escrever seu comentário, lembre-se: o iG não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!

Fonte:
http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/meioambiente/2012-06-19/documento-da-rio+20-nao-preve-financiamento-efetivo-para-desenvolvimento-sustentavel.html

Um comentário:

  1. é muito revoltante, eu vi no jornal hoje! e o pior é que ninguem acorda. e como você publicou em outro post: ''o palco já está montado e nada pode nos empedir''....

    ResponderExcluir

Blog Archive

Nossos visitantes!