terça-feira, 3 de julho de 2012

Ameaça vulcânica: Ilha nas Canárias cresce cinco centímetros em quatro dias

 Assim como o vulcão Cumbre Vieja na Ilha de Palma, este vulcão na Ilha de El Hierro também pode provocar um Mega Tsumani (de aproximadamente 100 metros de altura) tragando as costas americanas e brasileiras...
A ilha de El Hierro, nas Canárias, elevou-se cinco centímetros nos últimos quatro dias devido à pressão do magma que se tem registado no local, a 20 quilómetros de profundidade.
É uma imensa movimentação de energia, que vem sendo detetada e monitorizada há vários dias pelas autoridades espanholas. Desde domingo já foram registados nada menos que 750 sismos na zona afetada. O de maior intensidade atingiu 4.0 graus na escala de Richter e aconteceu ao final da tarde de quarta-feira, a dois quilómetros da costa e a 20 quilómetros de profundidade.



Os responsáveis do Plano de Proteção Civil para o Risco Vulcânico das Canárias explicaram que a pressão magmática provocou uma deformação da ilha de quatro a cinco centímetros na vertical e três a quatro na horizontal.

El Hierro é a ilha mais ocidental das Canárias, de origem vulcânica tal como as outras, e tem 10.960 habitantes. Esteve sob alerta constante desde que o vulcão submarino que existe ao sul da ilha, perto da cidade de La Restinga, entrou em atividade, no final do ano passado, mas a crise sísmica tinha sido dada por concluída em Março. 

Nos últimos dias voltou a registar-se atividade e as autoridades agora subiram o nível de alerta para amarelo em duas zonas da ilha, El Julan e La Dehesa. Os responsáveis da proteção civil continuam a garantir que não há perigo para a população, embora admitam que a intensidade dos sismos possa aumentar nos próximo dias e que não é possível prever se vai haver uma erupção vulcânica.

Fonte: http://www.tvi24.iol.pt/ambiente/el-hierro-vulcao-magma-fenomeno-cinco-centimetros/1358201-4070.html


Lido em: 
http://www.libertar.in/2012/07/ameaca-vulcanica-ilha-nas-canarias.html#ixzz1zcOVQhjO
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog Archive

Nossos visitantes!