domingo, 15 de julho de 2012

Deputado paraguaio quer BASE MILITAR dos EUA no país. Agora sabemos o motivo da queda de Lugo...

E nem precisou de uma "Primavera Latina"...
O presidente da comissão da Defesa da Câmara de Deputados do Paraguai, José López Chávez, anunciou nesta sexta-feira, 6, que manteve conversas com generais dos Estados Unidos para negociar a instalação de uma base militar no Chaco, região ocidental do Paraguai. 
A visita dos representantes do Pentágono ocorreu dias depois da destituição de Fernando Lugo da presidência do país. O deputado López Chávez não está vinculado ao novo presidente, Federico Franco, mas é aliado do general Lino Oviedo, líder da União Nacional de Cidadãos Éticos (Unace), partido de centro-direita, de oposição. Os militares americanos foram a Assunção conversar sobre programas de cooperação bilateral.
Segundo o deputado, a ideia é instalar a base no vilarejo de Mariscal Estigarribia, perto da fronteira com a Bolívia. López Chávez justificou o pedido alegando que a Bolívia está realizando uma corrida armamentista e que o Paraguai precisa proteger essa área pouco povoada do país.
A Bolívia e o Paraguai entraram em guerra nos anos 1930 por causa da disputa por essa região. Os paraguaios venceram o conflito. Em Mariscal Estigarrabia está a maior pista aérea do país, construída nos anos 1980 pelo então ditador paraguaio, o general Alfredo Stroessner.


Ideia antiga
O plano do presidente da Comissão de Defesa é uma tentativa de ressuscitar a velha ideia de ceder uma base aos marines dos EUA na região. Em 2005, houve um intenso debate em Assunção sobre a conveniência de permitir uma base ali. Na época, o presidente era Nicanor Duarte Frutos, do Partido Colorado. Na ocasião, uma resolução autorizou a presença e livre trânsito de 500 marines americanos.
Perante a repercussão negativa na América do Sul, Nicanor, na época, alegou que os marines realizariam somente tarefas "humanitárias", principalmente na área médica. Apesar das boas relações entre Washington e Assunção durante o governo de seu sucessor, Fernando Lugo, os planos de uma base foram arquivados.
Segundo López Chávez, em 15 dias poderiam aparecer novidades sobre a criação de uma eventual base no Chaco Paraguaio. O anúncio sobre a visita de generais do Pentágono ocorre em plena crise do Paraguai com os países do Mercosul. Na sexta-feira passada, o país foi suspenso do bloco até a realização das eleições presidenciais em abril. Segundo o Mercosul, o Paraguai, com a destituição de Lugo, está em meio a uma "interrupção da ordem democrática".

Amorim considera "esdrúxula" base dos EUA no Paraguai...

RIO DE JANEIRO - O ministro da Defesa, Celso Amorim, classificou de "esdrúxula" a possibilidade de instalação de uma base militar dos Estados Unidos no Paraguai. Segundo ele, isso resultaria num isolamento ainda maior do país em relação aos seus vizinhos do Mercosul. As declarações foram feitas no Rio nesta segunda-feira, 9.

"Eu não sou ministro das Relações Exteriores, mas seria uma coisa tão esdrúxula que resultaria no isolamento a tão longo prazo do Paraguai que acho que não vale a pena. Não creio que ocorrerá", afirmou Amorim, que participou hoje da solenidade de transmissão do controle do Exército para a Polícia Militar estadual do policiamento dos complexos pacificados do Alemão e da Penha, na zona norte do Rio.
A possibilidade de construção de uma base dos EUA no Chaco, na região de fronteira próxima à Bolívia, foi anunciada na última sexta-feira, pelo deputado José López Chávez, presidente da Comissão de Defesa da Câmara dos Deputados do Paraguai. López Chávez afirmou que negociou a instalação da base com generais das forças armadas americanas, que visitaram o Paraguai dias após a destituição de Fernando Lugo da presidência.
Fonte:Estadão

Comento:

Eu já imaginava isso, desde quando sucedeu o tal golpe no Paraguai eu já suspeitava que no decorrer dos acontecimentos saberíamos a verdade e as reais intenções por trás disso tudo. O Paraguai pode ser um país pequeno mas tem uma posição estratégica muito grande para os senhores do mundo aqui na America do sul, e eles costumam muitas vezes cooperar com países pequenos quando tem algum interesse em jogo. 
A Venezuela agora é acusada de tentar ajudar Lugo com um golpe aliciando os generais paraguaios, mais essa é uma história muito estranha porque logo a Venezuela? Está muito estranha está história, muito mesmo, e ainda mais generais americanos aqui na área coisa boa não vem disso. Nossa região estava "tão tranquila" mesmo com todos os problemas que temos.

O Brasil deve ficar esperto, como já disse antes, agora estamos vendo o que está por trás disso, e as reais intenções por detrás de todos esses acontecimentos, pegaram o Paraguai por ser pequeno e estratégico achando que ninguém iria reparar que por trás tem algo maior sendo planejando e ainda vem mais (ruins) coisas por aí....
Parece que a elite agora está criando focos de crises e tenções nesta região, devemos lembrar que os EUA sempre tiveram olho gordo na tríplice fronteira e estar dentro do Paraguai vai ajudar muitos eles, os EUA sempre quiseram está base no Paraguai e Lugo atrapalhava, agora ninguém vai atrapalhar mais, com os últimos acontecimentos estamos vendo quem está por trás de tudo isso, os motivos e a coisa ainda vai longe....

Via: http://conflitofinal.blogspot.com.br

Um comentário:

  1. É, realmente o nosso vizinho paraguai tem que se proteger da fúria dos comunistas do mercosul. Paraguai, povo amigo agora é a sua vez, brasil e argentina que se cuidem.

    ResponderExcluir

Blog Archive

Nossos visitantes!