sábado, 23 de junho de 2012

Prometheus ... muito além de um filme "Alien"


Hoje, finalmente, eu vi o filme Prometheus.  Claro que, com o hábito de prestar atenção nos mínimos  detalhes , fiquei surpresa. O filme, traz uma história  que mostra, indiretamente, os Anunnakis. Fala dos engenheiros que criaram a raça humana, que fomos criados para sermos escravos, mostra claramente, que eles pretendiam destruir a sua criação ... enfim ... Incluem muitas  supostas imagens das tábuas sumérias, egipcias ... ou seja, acredito eu que, como proibiram o filme dos Anunnakis, eles tentaram abordar esse tema de maneira mais indireta, mais sutil . Achei esse artigo sobre o filme e , resume bastante a mensagem passada por ele.   Tradução: Caminho Alternativo

Membros da expedição de “Prometheus” explorando uma estrutura do satélite LV-223. Da esquerda para a direita, o arqueólogo Charlie, a arqueóloga Elizabeth e o android David. (Imagem cortesía de Scot Free Productions)

Por Alain Brain
Embora pareça surpreendente, o argumento do filme “Prometheus” poderia estar inspirado nas investigações de Zecharia Sitchin que sustenta que seres extraterrestres chamados Anunnaki foram os criadores da vida na Terra. (Alerta: Se você ainda não viu o filme e pretende vê-lo, recomendamos que pare por aqui e que não continue lendo este artigo porque revelaremos alguns detalhes do argumento e poderíamos estragar a sua ida ao cinema.)

Como veremos neste artigo, as declarações de Ridley Scott, diretor do filme, deixam claro que o argumento de “Prometheus” está inspirado nas teorIas que sustentam que foram os extraterrestres os que criaran ou semearam a vida na Terra.


A nave “Prometheus”, batizada com esse nome em homenagem ao mito grego do mesmo nome. (Imagem cortesía de Scot Free Productions)

A ideia por trás do filme é que, há milhares de anos,  uma raça de seres extraterrestres introduziu no planeta Terra uma série de componentes genéticos com o objetivo de desenvolver vida inteligente. Logo, estes seres abandonaram o planeta rumo a um novo destino. No ano 2093, um grupo de arqueólogos terrestres basándo-se em algumas representações artísticas das culturas antigas conseguiram decifrar que constelação espacial e sistema planetário poderiam ter ido estes seres e decidem ir buscá-los.
Não é difícil perceber que a ideia de que algumas representações artísticas das culturas antigas parecem ser um mapa estelar está inspirada nas investigações de Zecharia Sitchin sobre os sumérios e seus deuses, os Anunnaki. Especificamente, a ideia poderia estar inspirada na análise que Zecharia Sitchin faz do cilindro-selo sumério VA-243 que podemos apreciar abaixo. ( Se desejar ler mais sobre este selo clique aqui)


Cilindro-selo sumério VA-243 que, segundo Zecharia Sitchin, mostra a existência e localização do planeta Nibiru, do qual teriam vindo os deuses sumérios conhecidos como os Anunnaki.

Dentro das investigações de Zecharia Sitchin, encontramos algo ainda mais parecido a um mapa estelar: o famoso planisfério K8538. Segundo Sitchin, este planisfério é um mapa que mostra a rota que seguiram as naves Anunnaki para chegar ao planeta Terra. (Se desejar ler mais sobre este planisfério clique aqui)


Detalhe de um dos segmentos do disco neo-asirio K8538. Na parte superior podemos ver a tradução de Zecharia Sitchin e na parte inferior o segmento original.

Quando a arqueóloga Elizabeth Shaw explica à tripulação da nave “Prometheus” que o mapa estelar se encontra repetido nas representações artísticas de várias das culturas da antiguidade, uma das imágens apresentadas como evidência é um cilindro-selo sumério, onde se lê claramente: “Assentamento inicial sumério, baixo Eridu” (ver imagem abaixo). Eridu não é um nome inventado pelos produtores do filme “Prometheus”. Eridu é o nome de uma das cidades mais antiguas do mundo, localizada no sul da Mesopotâmia e construída ao redor de 5,400 a.C.
Segundo um documento denominado a “Lista suméria de reis”, Eridu foi a primeira cidade no mundo. A primeira linha deste documento diz: “Quando o reinado desceu dos céus, o reinado se estabeleceu em Eridu.


Ao fundo aprecia a cena em que Elizabeth Shaw mostra os “mapas estelares” das culturas antigas. À direita uma representação claramente inspirada na cultura suméria. Abaixo direita, se lê “early Sumerian settlement lower Eridu” (“Assentamento inicial sumério, baixo Eridu”) (Imagem cortesia de Scot Free Productions)

Nessa mesma reunião, entre a arqueóloga Elizabeth Shaw e a tripulação da nave “Prometheus” se mostra outra imagem com rasgos que poderão qualificar-se como sumérios que inclui o que parece ser uma representação do Deus Sol Shamash.


Nesta imagem podemos ver outra representação com traços sumérios, ou em todo caso, com traços que pertenecem às culturas que se desenvolveram na Mesopotâmia. (Imagem cortesia de Scot Free Productions)

Ainda há mais conexões sumérias.
Um dos momentos mais impactantes do filme é quando os exploradores descobrem uma cabeça gigante esculpida numa das paredes do que parece ser um templo. A escritura que adorna a cabeça é muito parecida à escritura cuneiforme suméria (ver imagem abaixo).


Comparação entre uma tábua suméria com escritura cuneiforme (abaixo) e a escritura encontrada na cabeça gigante (acima). (Imagen cortesía de Scot Free Productions)

A escritura que os exploradores encontram nas paredes da estrutura extraterrestre também é muito parecida à escritura cuneiforme suméria (ver imagem abaixo).


As paredes da estrutura extraterrestre que a equipe de “Prometheus” encontra no satélite LV-223 estão escritas no que parece ser escritura cuneiforme. (Imagem cortesía de Scot Free Productions)

Por último, o android David percebe que a única forma de ativar a nave extraterrestre é tocando uma melodia numa pequena flauta (ver imagem abaixo). Embora muitas das culturas antigas tivessem um certo conhecimento musical, a cultura suméria é a primeira que desenvolveu um sistema de notação musical chegando a compôr algumas melodias para vários instrumentos.


O android David antes de utilizar a flauta (círculo vermelho) para ativar a nave extraterrestre. (Imagem cortesia de Scot Free Productions)

Estamos perante uma versão cinematográfica dos Anunnaki?
O argumento do filme “Prometheus” incluiu vários elementos sumérios que nos indicam que aqueles que escreveram o enredo conheciam as teorías sobre os Anunnaki e o planeta Nibiru. O fato de que a palavra Anunnaki não seja mencionada pode ser uma questão de tempo, já que poderiam mencionar na segunda parte, ou então os roteiristas tenham decidido se referir aos Anunnaki indiretamente. Em todo caso, não temos certeza de que os “engenheiros” são os Anunnaki porque a história ainda não foi desenvolvida o suficiente.
Vale ressaltar que se Hollywood colocou esta ideia na tela dos cinemas é porque cada vez mais existem mais pessoas que duvidam da história oficial ou a que nos contaram. O mesmo Ridley Scott confirmou que o filme está inspirado nas teorías que sustentam que as civilizações antigas foram visitadas por seres que chegaram do espaço:
A NASA e o Vaticano estão de acordo em que é quase matemáticamente impossível que estemos onde estamos agora sem ter recebido uma pequena ajuda no caminho. Isso é o que contemplamos no filme, contemplamos algumas das ideias de Erich Von Daniken sobre nossas orígens. Um de seus livros mais famosos foi “Carros dos deuses”. Todos pensavam que estava louco porque afirmava que a humanidade era a criação dos deuses. Se você se remontar ao século XIX, no tempo de Darwin, e se contemplar as ideias de Darwin, a tese darwiniana, que parece muito lógica, logo você vai além e olha mais matemáticamente para a viabilidade de que estemos sentados aqui, estou falando com você e tenho esta coisa (levanta seu celular) que parece saida de “Viagem nas estrelas”. Há trinta anos você não imaginaria que esta coisa poderia existir.



Ridley Scott, o diretor do filme “Prometheus” fez uma série de controversas declarações sobre as orígens da espécie humana. (Imagem cortesia de Scot Free Productions)

Não é necessário muito esforço para perceber que se Ridley Scott faz uma afirmação como a anterior, onde envolve o Vaticano e a NASA, possui os estúdios cinematográficos apoiando o que diz. Ou seja, têm a permissão dos estúdios para dizer isto. Em Hollywood muito dinheiro circula e um comentário desafortunado do diretor de um filme pode gerar recusa no público e converter o filme num fracasso de bilheteria. Os filmes são antes de tudo grandes negócios e ninguém está disposto a perder dinheiro porque o diretor começou a falar besteiras.
Então, para os empresários de Hollywood, a ideia de que fomos criados por extraterrestres possui uma ótima acolhida no público e por isso não existe o temor de que comentários como os de Ridley Scott prejudiquem o êxito do filme “Prometheus”.
Sigamos com as declarações de Ridley Scott:
As coisas mudaran tão dramáticamente que podemos começar a contemplar a ideia de que toda nossa história pode estar errada. Agora existe uma mudança de atitude por parte da NASA, a igreja e inclusive Stephen Hawking. Nos últimos trinta anos, temos passado de ‘é muito improvável que exista alguém mais em nossa galáxia’ a admitir que provávelmente existem milhares de formas diferentes de vida em nossa galáxia. Acredito que Hawking disse ‘esperemos que não nos visitem’ e creio que a igreja também admitiu que não seria contra a palavra de Deus aceitar que existem outras formas de vida nesta galáxia. Quém nos ajudou? Quém tomou as decisões corretas? Quém esteve empurrando e trabalhando para nos ajustar? Essa é uma pergunta justa.



O android David consegue ativar o controle de voo da nave extraterrestre e percebe que estava programada para dirigir-se à Terra. O que sustenta em suas mãos é uma representação holográfica da Terra. (Imagem cortesia de Scot Free Productions)

Um dos aspectos do filme que mais a relaciona con a ideia de que os extraterrestres foram os que semearam a vida na Terra é a primeira cena. Nela aparece um destes seres extraterrestres,  denominados como os “engenheiros” pelos arqueólogos terrestres, de pé à beira de uma grande catarata. O “engenheiro” abre uma pequena caixa, bebe um líquido e começa a desintegrar-se. Seus restos caem na catarata.
Segundo Ridley Scott, este é um ritual através do qual os “engenheiros” semeiam a vida nos planetas que viajam, o líquido faz com que seu corpo se desintegre e se una à matéria orgânica do planeta, anos depois esta substância gerará vida:
A sequência no início do filme é fundamentalmente criação. É uma doação, no sentido que o peso e a construção do DNA destes extraterrestres está além do que podemos imaginar. Pode ser qualquer lugar, ou qualquer planeta. Tudo o que está fazendo (o engenheiro) é atuando como um jardineiro no espaço. A planta é a vida, de fato, é a desintegração de si mesmo.


Imagem extraída da sequência onde o “engenheiro” se desintegra e cai na catarata depois de beber um estranho líquido. (Imagem cortesia de Scot Free Productions)

A ideia de que um organismo extraterrestre poderia ter chegado à Terra para semear a vida foi explorada pelo Prêmio Nobel de Medicina e co-descobridor do DNA, Francis Crick, sob o nome de Panspermia.
O problema é que no filme percebemos que os “engenheiros” pensavam destruir a humanidade. Enquanto a expedição da nave Prometheus explora o planeta dos “engenheiros”, o android David descobre que estes seres extraterrestres pensavam regressar ao planeta Terra (ao redor do ano 93 d.C.) equipados com uma letal arma biológica. A pergunta que muitos fazem é; por que estes seres queriam nos destruir se foram eles os que nos criaram? A resposta a possui o diretor Ridley Scott:
Se olhar o cenário de nossos antepassados, há momentos em que que parecia que estávamos fora de controle, correndo com saias e armaduras, me refiro é claro ao Império Romano, e lhes foi permitido fazê-lo por quase mil anos, e você pode dizer, ‘enviemos a um de nossos emissários para ver se é possível deter isto’. E adivinhe, o crucificaram.



Esta imagem pertence à sequência inicial do filme mas não foi incluida no corte final. Nesta podemos ver que antes de que o “engenheiro” beba o líquido que o desintegrará ocorre um ritual onde participam outros de sua espécie. (Imagem cortesia de Scot Free Productions)

Ficou claro, para Ridley Scott e companhia, Jesus foi um extraterrestre. Foi um dos “engenheiros” enviados à Terra para nos ensinar o caminho e nós, tão civilizadamente, não tivemos melhor ideia que crucificá-lo.
Se os “engenheiros” são ou não são os Anunnaki ou se Jesús foi também um Anunnaki não é o mais importante.
Para todos os que não estão de acordo ou não estão satisfeitos com a história como nos contaram, o filme “Prometheus” é um pequeno triunfo que nos indica que cada vez mais pessoas estão duidando da versão convencional da história do mundo antigo. É um grande passo adiante que o filme “Prometheus” se adere abertamente à teoria que sustenta que a vida na Terra foi criada por seres extraterrestres e que, ademais, apoie indiretamente a ideia de que os sumérios provávelmente tiveram contato com civilizações extraterrestres.
“Prometheus” nos leva às perguntas transcendentais da vida mas desde uma perspectiva que não está encadeada a nenhum dos paradigmas de turno. Ridley Scott assegura que a continuação de “Prometheus”, se for feita, tratará de responder a essas perguntas:


Outra sequência da cena inicial que não foi incluída no corte final do filme. (Imagem cortesia de Scot Free Productions)

“Prometheus” nos leva às perguntas trascendentais da vida mas desde uma perspectiva que não está encadeada a nenhum dos paradigmas de turno. Ridley Scott assegura que a continuação de “Prometheus”, se for feita, tratará de responder a essas perguntas:
Bom, desde o início, eu estava trabalhando com uma premisa que me levava a uma continuação. Realmente não quero conhecer Deus na primeira parte. Quero deixar aberto a Elizabeth Shaw quando diz ‘Não quero voltar ao lugar de onde eu vim, quero ir ao lugar de onde eles vieram’ .
Quém nos criou? Por que estamos aqui? Ou, quém é Deus? São reflexões que nos presenteia “Prometheus” se conseguirmos olhar além dos efeitos visuais, as explosões e as acrobacias de ação.
O robô David interpretou uma melodia numa pequena flauta e conseguiu ativar a nave dos “engenheiros”,  Os Divulgadores temos a esperança que a melodia que ouvirão a continuação tenha o mesmo efeito em suas mentes. Esta melodia pertence ao ano 1,400 a.C. e foi encontrada escrita em tábuas de barro na antiga cidade Síria de Ugarit. Seu nome é “Hino Hurriano Nº 6″ e é a composição musical escrita mais antiga que conhecemos.



Aparentemente, a melodia representa o lamento de uma mulher estéril à deusa lua tratando de entender porque a abandonou. A estas alturas do caminho nos é quase impossível entender a relação que existia entre o homem e os deuses no mundo antigo.

20 comentários:

  1. Parabéns pelo seu trabalho. Diria que foi um autentico trabalho de investigação de um periodista profissional. Obrigado pelas informações, vou fazer muito bom uso delas.

    ResponderExcluir
  2. Grande parte da humanidade não vê a realidade os fatos existem e monumentos comprovam o que dizer dos Moais de Pascoa que na verdade são estatuas e a cidade submersa na costa japonesa a tecnologia maia ,inca e egpicia.existem avistamentos em varias partes do globo da mesma coisa e ainda assim não acreditam.O relato de Platão de uma cidade provavel ATlantida.Humanidade acorde antes de ser tarde.
    O cristianismo torna o ser humano dócil e qo que dizer do arrebatamento de Isaias(salvo engano) carruagem de fogo não seria um ovni e a linguagem da epoca pediu tal descrição.
    Assistam contato de 4° grau.

    ResponderExcluir
  3. Acredito que, cada vez mais, deveremos ver filmes e documentários que abordam a verdadeira origem da espécie humana. "Prometeus" apenas mostrou a "ponta do iceberg" sobre o tema, uma vez que o prometido filme "Anunnaki", se exibido algum dia, deverá ser baseado nas traduções do sumério por Zecharia Sitchin.
    Realmente, o filme "Contatos de 4º Grau" (The Fourth Kind), que é baseado em fatos reais e intercalado com cenas reais, foi bastante revelador quanto a existência de seres alienígenas. Assim, como está dito na série "Arquivos X": "A verdade está lá fora." - e (frase minha) não nas mentiras contadas a nós pelos livrecos de "história".
    Parabéns pelo "A Verdade no Mundo" que, para mim, é um dos melhores blogs que já frenquentei.

    ResponderExcluir
  4. Meu Deus, esse blog e a pessoa que o escreve só pode ser abençoada, eu já estava achando que estava louca até achar este espaço onde pude encontrar tudo o que vinha habitando na minha mente. Sou estudiosa da Biblia Sagrada e cada vez mais encontro descriçoes de situações aliens e por esse motivo cheguei até aqui. Buscando respostas. Por favor não desista e continue a nos presentear com seu conhecimento. Estarei orando para que continue a ser abençoada por mais conhecimento!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A bíblia fala de um único ser Deus que deseja o reconhecimento da sua criação, e condena a adoração a todos os outros deuses falsos, se Deus fosse um Alien provavelmente viria a terra com mais freqüência e o Deus da Bíblia é imortal,eterno,todo-poderoso e pelo que sei de ufologia todos os Alien são mortais.
      Não confunda o Senhor Jesus pai da eternidade (Isaías 9.6)com Aliens mortais.Estamos falando de um ser que não pode ser compreendido pelas nossas limitações humanas e a salvação depende de crer-mos nele como diz as escrituras.

      Excluir
    2. Pois é... se abrirmos a mente, a bíblia nos mostra algo completamente diferente!
      Não só a bíblia, mas, todas as escrituras de todas as religiões.
      Hen to pan...

      Excluir
  5. Muito interessante a sua matéria! Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Bem legal. Da para ver que você curte Prometheus. Eu curto mais o Alien VS Predador.
    Você seria capais de exclarecer a contradição de que tanto em Prometheus e Aliens Vs Predador é mencionado o tema dos deuses alienigenas?
    Os predadores se igualariam aos deuses da cultura Asteca, aqueles deuses que exigem sacrificio humano exatamente como os predadores faziam a seus adoradores.
    Parece que o Alien é a unica coisa que liga o Predador aos Engenheiros, ao sera que a ligação entre estes dois é maior do que o alien?

    ResponderExcluir
  7. Segundo a Ciência Universal os Anunnakis chegaram a Terra há aproximadamente 500 mil anos atrás. Mas o que Zacharia Sitchin não fala é que os primeiros que introduziram vida na Terra foram os Adromendanos e não Os Anunnkis. O que os anunnakis fizeram foi manipular o DNA do Homo Herectus através da engenharia genética, há aproximadamente 300 mil anos atras, criando o que a Bíblia chama de Adão e posteriormente Eva.

    Gyllvand Sillven, Cientista do Conhecimento Universal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante isso que vc disse. Eu já havia lido sobre isso. Mas ao invés de serem o andromedanos o que li falava dos pleidianos. Você conhece algum livro que fale sobre isso? A manipulação genética, eu não tenho dúvidas que foram os anunnakis, mas gostaria de saber mais sobre essa história. Se vc tiver um link ou um livro para indicar eu ficaria grata.
      Abçs

      Excluir
  8. Não acho que o filme tenha abordado uma doação voluntária para criar vida mas me pareceu e tenho quase certeza que foi uma condenação a morte daquele ser e que por fatalidade seu dna desintegrado gerou outra espécie, algo que não agradou, fazendo com que eles retornassem para destruir "aquilo" que surgiu, quero dizer "nós".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mano, se o Ridley Scot, que é o produtor do filme, falou que foi uma doação então eu acho que foi uma doação sim. kkkkkkk

      Excluir
  9. muito legal mas só para lembrar Jesus veio a terra para ser crucificadopois ele mesmo revelou isso aos seus dicipulos diverças vezes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas isso não nega o fato de que ele era um estra-terrestre! Ele mesmo falou: "eu não sou deste mundo".

      Excluir
    2. O FILME PROMETHEUS SEM DUVIDA É FANTÁSTICO POREM É UM POUCO CONFLITANTE COM O QUE FOI OS SUMÉRIOS E O QUE REZA A HISTORIA CONTADA NOS CILINDRO QUE ZACARIAS PASSOU SUA VIA A TRADUZIR. A HISTÓRIA REAL É INCRIVELMENTE MAIS RICA DE DETALHES. CONVÉM DAR UMA OLHADA MELHOR NAS TRADUÇÕES DOS CILINDROS FEITAS DESDE O SÉCULO PASSADO. O PONTO MOTOR PRINCIPAL DA TRANSFORMAÇÃO DO HOMEM MODERNO NO QUE É HOJE REALMENTE FOI A CRIAÇÃO DE UMA MÃO DE OBRA ESCRAVA MESMO. NESTE TEMPOS VÁRIAS EXPERIÊNCIAS MAL SUCEDIDAS FORAM A CABO. ATE CHEGAREM NO HOMEM A TUAL. ESTE POR SUA VEZ CUMPRIO O TRABALHO PARA O QUAL FOI CRIADO NO ENTANTO SEUS CRIADORES DIVERAM MUITOS EMBATES IDEOLOGICOS. ESTAS DISCURÇÕES CHEGARAM AO PONTO, ONDE FOI DECIDIDO QUE ESTA FORMA DEVIDA SERIA DESTRUIDA POR COMPLETO. o DILUVIO QUE CONHECEMOS MUITO BEM FOI O RESULTADO DESTA DISCUÇÃO. OS DOIS PRINCIPAIS SEMIDEUSES RESPONSAVEIS PELAS MISÃO NA TERRA QUE TINHAM VIÇÕES DIFERENTE SOBRE O ASSUNTO. E FOI ESSA DIFERNÇA DE O PINIÃO QUE GUIOU A CONSTRUÇÃO DA ARCA DE NOÉ. NÃO HAVIA OUTRA MANEIRA DE SALVAR O HOMEM. POIS SUA SENTENÇA JÁ HAVIA SIDO APROVADA PELO PAI DOS DOIS E GRANDE REI ÂNU. sENDO ASSIM O CAUS SE ABATEU NO PLANETA. PARA RESUMIR POIS FICARIA MUITO GRANDE AQUI. oUVE UM JURAMENTO DE NÃO MAIS TENTAR EXTERMINAR O HOMEN. O GRANDE DEFEITO DEPOIS CONVERSAMOS SOBRE ELE É BASTANTE LONGO.

      Excluir
  10. Eu terminei de ler esse post e fiquei em estado de Graça! Eu tinha estudado a criação por tanto tempo, mas acabei deixando-a de lado por causa da faculdade, mas agora, lendo essa matéria, eu me encontro novamente envolto em todo esse mistério. Agradeço do fundo do coração pelo material que me forneceu.

    ResponderExcluir
  11. em primero lugar quero agradecer pela materia e muito boa mas eu acho que ahumanidade nao esta preparada ainda por que ce vc fala com 10 pessoas sobre ufos estras terrestes ovinis em fim estudos esotericos etc 9 vao te chama de louco entao eu as vezes me cinto constrangido de falar mas nao deixo de falar muito boa a materia obrigado um abraço deste gaucho velho.

    ResponderExcluir
  12. Lembrando que o filme tem a historia sugada do anime Macross de 1982, incluindo a ideia básica da historia, os gigantes e ate mesmo o nome da nave Prometheus que aparece no anime.

    ResponderExcluir
  13. Aleste Sec

    História sugada de Macross????

    A nave Macross cai na terra, é reformada, e eles acidentalmente acertam as naves alieníginas que estavam fazendo ronda na terra...

    Prometheus não tem nada a ver com Macross, de onde vc tirou essa asneira? Vai se informar melhor.

    ResponderExcluir
  14. O filme é ótimo, porém de dificil entendimento. Recorri a matérias como a constante neste blog para completar as lacunas. No final tudo se resume a premissa de que existiu algum (ns) criador (es). Os religiosos chamam de Deus, independente da religião, afinal a origem das principais religiões é a mesma, com Abraão, o primeiro profeta. Outros entendem que fazemos parte menor de um contexto muito mais amplo, que envolve seres muito mais evoluídos que nós. A pergunta é: o que sabemos do Universo? Não seria muita pretensão pensar que temos um Deus só para nós?

    ResponderExcluir

Blog Archive

Nossos visitantes!