sexta-feira, 22 de julho de 2011

FNORD: A Palavra "Secreta"

Olá, ávidos leitores deste blog!  Aqui sou eu, o GamerGod postando mais uma vez na seção "Jogos Illuminati". Mais uma vez agradeço a permissão da postagem.
Muito me intrigam algumas cartas deste famigerado jogo de RPG, uma das que mais me chamou atenção, com toda certeza, é essa.
Que carambas seria Fnord?  O que é Fnord?
É amigos, assim como vocês eu não faço a minima ideia do que seria isso.Então, como leigo sou (modo Mestre Yoda ON) , eu decidi procurar e pesquisar sobre o significado de tal palavra. E o que eu achei...bom, não sei se eu não captei desde o início ou é sempre assim que acontece conosco...


A palavra Fnord, pela própria Wikipedia (irônico não?) significa " representação tipográfica para desinformação ou informação irrelevante induzindo ao erro, o que implica uma conspiração." Como a página deles é minuscula,eu vou coloca-lá inteira aqui.


"Fnord é a representação tipográfica para desinformação ou informação irrelevante induzindo ao erro, o que implica uma conspiração.

A palavra foi cunhada como um termo sem sentido (nonsense) com um tom de religiosidade no Principia Discordia, livro escrito por Kern Tornley e Greg Hill, mas foi popularizado pela Trilogia de livros The Illuminatus! por Robert Shea e Robert Anton Wilson. Nesse romance, a interjeição "fnord" tem um poder hipnótico  sobre os desesclarecidos. Os Illuminati programam crianças, quando ainda no jardim de infância, para serem incapazes de ver conscientemente a palavra "fnord". Pelo resto de suas vidas, cada aparição da palava gera subconscientemente um sentimento de dificuldade e confusão e previne uma consideração racional do assunto.
Na obra de Shea/Wilson, fnords são espalhados liberalmente nos textos de jornais e revistas, causando medo e ansiedade sobre os eventos da atualidade. Entretanto, não existem fnords nas propagandas, encorajando uma sociedade consumista.
Está implícito nos livros que fnord não é de fato a palavra real usada para essa tarefa, mas uma mera substituta, pois muitos leitores seriam incapazes de ver a palavra verdadeira.
Ver fnords significa estar inafetado pelo tal poder hipnótico da palavra ou, mais abertamente, de outras palavras conflitantes."

É meus amigos, agora nós já sabemos o que significa Fnord. Mas o pior é saber que, essa, é a palavra errada, com a função certa.




Um comentário:

  1. FNORD (OU O QUE QUER QUE SEJA) É DE FATO HIPNÓTICO, VEJA ALGUM VÍDEO NO YOUTUBE COM MENSAGENS OCULTAS -FNORD- E VOCÊ VAI FICAR LESADO POR UM BOM TEMPO!

    ResponderExcluir

Blog Archive

Nossos visitantes!