quinta-feira, 14 de julho de 2011

EUA estão a beira de um moratória!

O presidente Obama na Casa Branca: "ninguém quer ver uma moratória nos EUA"
Vamos todos nos atentar para isso: os EUA podem dar o calote , abalando mais ainda a economia mundial. Não vamos nos esquecer que o Brasil é o 5º maior credor da dívida americana ... ou seja.... se eles não pagarem isso nos afetará ... e muito! O dinheiro , em breve, vai perder seu valor da noite para o dia.
Vamos ao artigo

O presidente Obama na Casa Branca: "ninguém quer ver uma moratória nos EUA"

A Moody’s é a primeira entre as maiores agências de classificação a colocar a nota “AAA” dos EUA em revisão para um possível rebaixamento



Washington – A agência de classificação de risco Moody’s sacudiu na quarta-feira as negociações sobre a dívida na Casa Branca, com o alerta de que os Estados Unidos poderiam perder sua nota máxima de crédito nas próximas semanas, aumentando a pressão sobre Washington para elevar o teto de sua dívida.
anúncio da Moody’s, a primeira entre as maiores agências de classificação a colocar a nota “AAA” dos EUA em revisão para um possível rebaixamento, aconteceu minutos depois de o presidente do país, Barack Obama, e líderes do Congresso retomarem as negociações sobre o déficit pelo quarto dia consecutivo, em uma tensa reunião, segundo um assessor republicano.
O presidente e parlamentares, que se reuniram por cerca de duas horas na quarta-feira, tentam chegar a um acordo para reduzir o déficit. Os republicanos exigem profundos cortes de gastos para apoiar o aumento do limite de endividamento de 14,3 trilhões de dólares e evitar uma potencialmente devastadora moratória.
Obama disse aos republicanos, no fim de uma agitada reunião sobre o orçamento, que não cederá mais, mesmo que isso coloque em risco sua Presidência, e finalizou o encontro de forma abrupta, disse um assessor republicano.
“Cheguei ao ponto no qual digo basta”, afirmou Obama, segundo o assessor. “Ronald Reagan estaria sentado aqui? Cheguei ao meu limite. Isso poderia derrubar minha Presidência, mas não vou ceder.” Outra fonte na sala negou que Obama tivesse encerrado a reunião de forma repentina, mas afirmou que o presidente disse a líderes do Congresso que “já basta” e que era essencial resolver o problema da dívida.
Um assessor democrata garantiu que Obama, que fará novas reuniões na quinta-feira, pediu aos republicanos que parassem com sua postura política.
Na reunião de quarta-feira, o presidente da Câmara dos Deputados, John Boehner, o máximo republicano no Congresso, descartou os cortes nos gastos oferecidos pela Casa Branca como “truques contábeis”.
Segundo um alto assessor democrata, Obama e o líder republicano na Câmara, Eric Cantor, discutiram sobre se deveriam tentar um aumento do teto da dívida no curto-prazo.
Na reunião, Cantor pediu repetidamente por um acordo no curto-prazo que evitaria uma moratória iminente, disse o assessor. Mas Obama “resistiu muito fortemente” e declarou que vetaria o plano, contou.
O Tesouro norte-americano declarou que ficará sem dinheiro para pagar as contas em 2 de agosto.
A Moody’s afirmou que vê uma “crescente possibilidade de que o limite estatutário da dívida não seja elevado a tempo adequado, levando a um default sobre as obrigações de dívida do Tesouro dos Estados Unidos.” Segundo uma autoridade democrata, o secretário do Tesouro, Timothy Geithner, disse que o anúncio da Moody’s sublinhou a necessidade de não apenas aumentar o limite da dívida nacional até 2 de agosto, mas também de reduzir os déficits federais.
A última vez que os EUA foram colocados em revisão para um possível rebaixamento foi em 1996, pela Moody’s.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog Archive

Nossos visitantes!