terça-feira, 23 de agosto de 2011

OTAN, e não rebeldes, derrota Kadafi


Coloquei isso, só pra você refletir ... e ver quem está, de fato, por trás de cada " revolta política" no mundo. Li isso no Blog do estadão, as palavras são  de Gustavo Chacra
Se Muamar Kadafi cair nas próximas horas, como parece ser provável, terá sido a OTAN, e não os rebeldes, que o derrubou. Antes de a aliança militar ocidental intervir, em março deste ano, o líder líbio estava próximo de Benghasi para reprimir de uma vez por todas os levantes da oposição.

Graças aos bombardeios da OTAN, as forças do regime se enfraqueceram e não conseguiram chegar até Benghasi. E graças às armas concedidas pela alianca ocidental, os rebeldes foram capazes de lutar contra os homens de Kadafi. Sem esta ajuda, eles perderiam.
Desta forma, fica a pergunta se a ação da OTAN, ainda que desrespeitando a resolução 1973 da ONU, foi correta ou não. Afinal, derrubou do poder um dos mais sanguinários líderes políticos do mundo.  Além disso, também vale perguntar por que a comunidade internacional perdoou Kadafi depois de seu envolvimento em atentados terroristas nos anos 1980? Por que foi tolerada a repressão dele contra a oposição mesmo antes do início dos levantes árabes?
Ainda hoje, ditadores de diversas partes do mundo reprimem com violência a oposição. Além de Assad, podemos citar a monarquia Al Khalifa, em Bahrain, o rei Abdullah, da Arábia Saudita, e o seu homônimo da Jordânia. Isso para ficar em apenas alguns dos países árabes. Podemos pegar exemplos na Coreia do Norte, em ex-repúblicas soviéticas no Caucaso e mesmo na China. Qual a regra para derrubar um ditador?
Meu comentário completo na TV Estadão pode ser visto aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog Archive

Nossos visitantes!