quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Atenção : alimentos contaminados com a bactéria Listeria nos EUA


Melões infectados com a bactéria Listeria provocaram a intoxicação alimentar mais fatal dos Estados Unidos em mais de uma década e provavelmente mais vítimas serão registradas nas próximas semanas, disseram autoridades sanitárias nesta quarta-feira.
Até o momento, 13 pessoas morreram e 72 ficaram doentes após comer melões contaminados com Listeria da empresa Jensen Farms, no primeiro surto desse agente patogênico em melões, indicou o Centro para o Controle e Prevenção de Doenças (CDC).


Quatro cepas diferentes de Listeria monocytogenes - uma bactéria que causa a listeriosis e está entre as patologias mais fortes transmitidos por alimentos - foram vinculadas a esta empresa com sede no Colorado (oeste), que fez um recall de melões contaminados em meados de setembro.
Os melões foram distribuídos em ao menos 17 estados americanos, mas não houve exportação do produto, como informaram inicialmente as autoridades sanitárias. "Cometemos um erro quando dissemos que havia embarques para outros países", disse o porta-voz da Administrção de Alimentos e Medicamentos (FDA), Douglas Karas.
Uma pessoa pode ficar doente de Listeria até dois meses depois de ter consumido um produto contaminado, e a bactéria pode persistir por semanas, inclusive em baixas temperaturas.

O diretor do CDC, Thomas Frieden, advertiu que provavelmente o número de vítimas subirá. "A Listeria é uma bactéria incomum", disse a jornalistas. "Antecipamos que haverá um aumento do número de casos nos próximos dias e semanas", afirmou.
As pessoas em maior situação de risco são os idosos, as pessoas com sistemas imunológicos frágeis e as grávidas, a quem não se aconselha o consumo de frios e salsichas, as fontes potenciais de Listeria mais comuns, dado que esta bactéria pode causar abordo involuntário.

Duas das 72 pessoas que contraíram a doença estão grávidas, mas tanto elas como seus fetos "estão bem", disse Frieden. A infecção por listeria causa febre e dor muscular.

"É a primeira vez que vimos contaminação por Listeria em melões, e estamos trabalhando para tentar averiguar como isso ocorreu", disse Margaret Hamburg, comissária da FDA.
Segundo o CDC, as mortes ocorreram em vários estados do país: Colorado (2), Colorado (2), Kansas (1), Maryland (1), Missouri (1), Nebraska (1), Novo México (4), Oklahoma (1) e Texas (2).

Fonte: http://noticias.terra.com.br
Leia mais em : http://www.revelacaofinal.com/2011/09/industria-farmaceutica-esta.html#ixzz1ZLrMCZGd

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog Archive

Nossos visitantes!