sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Fenômeno "meteorológico" cria arco-íris em torno do Sol no Centro-Oeste do Brasil

No meio de tantos acontecimento, hoje muitos brasileiros puderam ver uma fenômeno conhecido como Halo, que não é muito comum, mas acontece! Não podemos afirmar nada, mas ... vamos ficar de olho!


O que aconteceu hoje na região Centro-Oeste, principalmente em Brasília e em Goiânia chamou a atenção da população e da mídia, por não ser muito comum e também por sua dimensão . Este fenômeno chama-se "Halo". Um fenômeno ótico formou um anel com as cores do arco-íris ao redor do Sol por volta do meio-dia desta sexta-feira (30) em Brasília. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o fenômeno conhecido como halo é formado pelo reflexo do Sol em cristais de gelo.
“É um fenômeno meteorológico provocado por finíssimas luzes de cristais de gelo que ficam dentro das nuvens e são rebatidas pelo Sol”, disse o meteorologista do Inmet Manuel Rangel.


Segundo ele, os cristais de gelo são comuns nas nuvens mais finas e transparentes e o fenômeno não é incomum. “Não temos números sobre a frequência com que acontecem, mas é comum”, afirmou Rangel.
Segundo o meteorologista, a duração do halo é variável, podendo permanecer por até uma hora no céu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog Archive

Nossos visitantes!