quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Conheça o cometa Garradd.


[Imagem: cometa_2009_p1_garradd.jpg]Enquanto a maior parte das pessoas discute se o minúsculo cometa Elenin vai resistir à passagem pelo periélio, outro objeto, muito mais brilhante está passando quase despercebido pelo firmamento. Trata-se do cometa C/2009 P1 Garradd, que pode ser visto de qualquer lugar do mundo!

Ao contrário do cometa C/2010 X1 Elenin, que vem chamando a atenção de todo o planeta por seus supostos poderes mágicos, C/2009 P1 Garradd está passando praticamente incógnito pelos céus, mesmo sendo facilmente observado até com um binóculo ou luneta de pequeno porte, desde que se saiba para onde aponta-la.


Descoberto em agosto de 2009 pelo astrônomo Gordon Garradd a partir de observações feitas em Siding Spring, na Austrália, C/2009 P1 é um cometa do tipo não-periódico (o código "C/" em seu nome indica isso), localizado atualmente a 219 milhões de km da Terra e 312 milhões de quilômetros do Sol. Seu brilho estimado é de cerca de 7 magnitudes, ligeiramente acima do limiar da visão humana, mas à medida que se aproxima do Sol seu brilho aumenta, devendo atingir a magnitude 6 em fevereiro de 2012.

Localizado entre as constelações de Hércules e Vulpécula, Garradd é um alvo fácil de ser localizado se o céu de sua cidade estiver bem escuro. Nos próximos três dias o cometa pode ser encontrado às 20h50 BRT no quadrante norte, acima do azimute de 346 graus com 46 graus de elevação.

Devido à presença da Lua, a visualização do cometa poderá ser um pouco prejudicada nestes dias, mas a partir da próxima semana, sem a luz intensa do nosso satélite a observação de Garradd estará bem mais facilitada. No momento, a cauda de C/2009 P1 atinge 4.5 milhões de quilômetros de comprimento.
[Imagem: cometa_2009_p1_garradd_carta.jpg]

Os últimos cálculos mostram que o cometa deverá atingir o periélio em 23 de dezembro de 2011, quando chegará a 230 milhões de quilômetros do Sol. A menor distância da Terra, o perigeu, ocorrerá em 5 de março de 2012, quando Garradd atingirá 180 milhões de km de distância.

A carta celeste acima mostra a posição de C/2009 P1 no quadrante norte da cidade de São Paulo, mas pode ser usada como referência para observações em outras cidades, bastando localizar as constelações indicadas.

Para facilitar a vidas dos interessados, nos próximos dias o Apolo11 estará plotando a localização de Garradd dentro do aplicativo "Planeta Fácil", tornando mais fácil observar esse cometa, que a cada dia chama mais a atenção dos amantes do firmamento.

Bons céus!

Cometa Garradd, clique aqui
Foto ampliada, clique aqui
Carta do cometa clique aqui

"Apolo11.com - Todos os direitos reservados"

http://forum.antinovaordemmundial.com/Topico-o-cometa-garradd

5 comentários:

  1. Os pais de uma pequena garota haviam saído, e por isso estava sozinha em casa apenas com seu cachorro para a proteger. Quando a noite chegou, ela trancou todas as portas e tentou trancar todas as janelas mas uma se recusava a fechar.

    Ela decidiu deixar a janela destrancada, até pensou em se refrescar, e então foi para cama. Seu cachorro tomou seu lugar de costume em baixo da cama.

    No meio da noite ela acorda por causa de um som de gotas vindo do banheiro. A menina está muito assustada para ir ver o que era então ela estendeu sua mão para baixo da cama. Ela sentiu a lambida de seu cachorro e então voltou a dormir. Ela acorda novamente por causa do som das gotas, estende sua mão para baixo da cama, sente a lambida de seu cachorro e volta a dormir. Mais uma vez ela acorda, estende a mão e sente a lambida.

    Agora curiosa sobre o som das gotas, ela se levanta e lentamente anda até o banheiro, o som dos pingos foi ficando mais alto de acordo que ela ia se aproximando. Ela chega no banheiro e liga a luz. Ela é recebida por um horrível sinal; pendurado no chuveiro estava seu cachorro com a garganta cortada e o sangue caindo na banheira.

    Alguma coisa no espelho do banheiro chamou sua atenção e ela virou. Escrito no espelho com o sangue de seu cachorro estavam as palavras "Humanos Também Sabem Lamber"

    ResponderExcluir
  2. Havia um caçador na floresta, que, depois de um longo dia de caça, estava no meio de uma imensa floresta. Estava ficando escuro, e tendo perdido a direção, ele decidiu andar em apenas uma direção até estar livre daquela incessante e cansativa floresta. Após algum tempo, que pareceram horas, ele se deparou com uma pequena cabana. Percebendo o quão escuro já estava, ele decidiu ver se ele podia passar a noite ali. Ele se aproximou e viu a porta aberta, não havia ninguém dentro. Ele entrou e deitou na única cama que estava ali, decidiu se explicar ao dono pela manhã. Enquanto ele olhava ao seu redor, ele encontrou diversos retratos, todos pintados com um realismo incrível. Sem excessão, eles pareciam estar olhando em direção a ele, com olhares mortos que pareciam cheios de ódio. Olhando pra eles, ele se sentia incrivelmente desconfortável. Fazendo um esforço pra ignorar aquelas faces furiosas, ele se virou em direção a parede e exausto, ele cai num profundo sono.

    Pela manhã, ele é acordado com um inesperado raio de sol. Olhando ao seu redor, ele percebe que na cabana não haviam retratos, apenas janelas.

    ResponderExcluir
  3. Peço perdão pelas postagens "nada a ver" acima,e que conhecendo o blog e tendo o acompanhado desde o início,achei que você gostaria.

    Abços.
    PS:Adorei o post,mas acho que este novo cometa pode apenas ser mais uma tentativa de encobrir o que realmente vai acontecer em relação ao Elenin,pois se temos um novo cometa,toda a atenção se voltaria para ele.

    ResponderExcluir
  4. Blz cara,mas...qual é a dos contos xD?

    PS:Por sinal foram muito bem bolados!

    ResponderExcluir
  5. Tenso o primeiro conto, o segundo, mas assustador ... a história do cometa faz sentido... a única maneira é aguardarmos ... valeu pelos comentários!!!

    ResponderExcluir

Blog Archive

Nossos visitantes!