sexta-feira, 9 de setembro de 2011

EUA confirmam que Al Qaeda está por trás de nova ameaça terrorista

[Imagem: hillary-clinton-confirmou-uma-ameaca-esp-7086.jpg] Leia a notícia:
A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, confirmou nesta sexta-feira (9) que a rede Al Qaeda está por trás da ameaça “crível”, mas não confirmada, de um novo atentado terrorista da Al Qaeda durante o 10º aniversário dos ataques terroristas de 11 de setembro.


- Nos reunimos aqui em Nova York após a notícia de uma informação específica, crível, mas não confirmada, de que Al Qaeda novamente procura atingir americanos e, em particular, atacar Nova York e Washington.


Trata-se da primeira vez que um alto cargo do governo confirma que Al Qaeda está por trás da ameaça recebida. Em seu discurso, a secretária de Estado ressaltou que os Estados Unidos desenvolverão uma campanha “incansável” contra as ameaças e que, se necessário, estão dispostos a usar a força.

Hillary também revelou que, no final deste mês, EUA e Turquia presidirão o novo Fórum Global Antiterrorista com presença de representantes de 30 países para identificar ameaças globais e compartilhar informações para o combate ao terrorismo.

- Este novo fórum irá melhorar a coordenação internacional e ajudar os países a combater as ameaças terroristas dentro de suas próprias fronteiras e regiões. Também trabalhará para eliminar refúgios seguros e identificará o modo mais efetivo de enfrentar o extremismo.

Entre os participantes deste fórum estão União Europeia, Colômbia, China, Indonésia, Índia, Marrocos e Arábia Saudita, informou o Departamento de Estado.

Obama pede para forças de segurança “redobrarem os esforços”

O presidente americano Barack Obama, por sua vez, pediu que as forças de segurança “redobrem os esforços” e tomem as precauções necessárias para seguir a informação obtida, disse o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney.

Obama se reuniu com o assessor presidencial para a luta antiterrorista, John Brennan, o assessor de Segurança Nacional, Tom Donilon, e seu adjunto, Denis McDonough, para ouvir os últimos dados sobre a investigação.

Carney confirmou que esta ameaça “não corroborada” não alterará os planos do presidente, que participará de uma homenagem às vítimas do 11 de setembro.

Em Washington, a chefe da Polícia do Distrito de Columbia, Cathy Lanier, declarou na noite desta quinta-feira (8) estado de emergência policial, e explicou que os agentes trabalharão em turnos de 12 horas ao longo do fim de semana como medida especial de proteção.

Vice-presidente alerta para ameaça terrorista

As declarações de Hillary e da Casa Branca foram feitas depois de o vice-presidente Joe Biden pedir que os americanos continuem com sua vida cotidiana – ao assinalar que o governo reconhece a existência de uma ameaça “crível”, porém não confirmada, de um novo ataque terrorista no aniversário do 11 de Setembro. 

- Há gente que está disposta a tentar durante os próximos meses e anos. Mas o assunto é que estamos utilizando cada recurso que temos, incluindo as autoridades locais, para frustrar a possibilidade que possa acontecer.

Biden assegurou que a informação sobre um possível um atentado usando carro-bomba em Washington ou Nova York veio de uma “fonte confiável”.

O vice-presidente afirmou que todas as possíveis ameaças contra o país foram revisadas depois da operação militar que matou Osama bin Laden no Paquistão.

De acordo com ele, o ex-chefe de Al Qaeda pretendia formar um grupo de militantes para promover novos atentados nos EUA no 10º aniversário dos ataques terroristas contra as Torres Gêmeas de Nova York e o Pentágono.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog Archive

Nossos visitantes!