quarta-feira, 28 de setembro de 2011

ATENÇÃO! Vulcão El Hierro: Sismo e erupção vulcânica obriga a evacuação da ilha das Canárias. Ameaça de Tsumani é real

Além de todos os sismos recém postados, mais esse:
Canárias: Sismo obriga a evacuação por prevenção, mas população e autoridades preparam-se para o pior cenário. Em El Hierro já houve mais de oito mil sismos desde Julho
Fonte: tvi24

A ministra da Defesa espanhola enviou um pelotão do Exército para as Ilhas Canárias, depois da terra ter tremido esta quarta-feira de madrugada. Desta vez, o epicentro foi muito à superfície.

Às 3:59 foi sentido um sismo de magnitude 2.3 na escala de Richter a apenas dois quilómetros de profundidade em El Hierro. Até às 8:30, as autoridades registaram 22 movimentos sísmicos, que oscilaram entre 1,6 e 3,3 na escala de Richter, segundo dados a que o El País teve acesso.
Até ao momento, já foram retiradas 53 pessoas de El Hierro e o túnel que liga as duas principais cidades da ilha está cortada, mas a protecção civil tem um plano para evacuar a ilha: quatro mil pessoas em quatro horas. Para isso, já estabeleceu contactos com as companhias aéreas e marítimas que operam na ilha.
Há muito que as campainhas de alarme soaram no Instituto Geográfico Nacional. Desde Julho já houve mais de oito mil sismos, mas apenas 15 foram sentidos pela população que ronda da ilha. Já na sexta-feira, as Canárias lançaram o alerta para o aumento da actividade vulcânica.

Em El Hierro vivem cerca de dez mil pessoas que assistem resignadas. Afinal, não se pode mudar a natureza.

Vulcão das Canárias aumenta atividade sísmica
Fonte: jornaldoalgarve

A atividade sísmica de El Hierro, vulcão das Canárias, aumentou significativamente esta noite, obrigando ao desalojamento de 53 pessoas (inicialmente estava previsto 3000) e ao encerramento do túnel que liga as duas principais cidades da ilha.

Até às 8h30 contabilizaram-se 22 movimentos sísmicos em El Hierro que oscilaram entre os 1,6 e os 3,3 graus da escala de Richter. O de maior intensidade detetou-se às cinco horas e atingiu os 3,3 graus. Localizou-se a 15 quilómetros de profundidade nol sudoeste do município de Frontera.

Plano para evacuar a 4.000 pessoas em quatro horas

Cientistas do Instituto Geográfico Nacional percorrem as povoações de El Hierro para explicar o quo pode acontecer, acalmar a ppopulação e responder às suas dúvidas. Além disso, a Proteção Civil das Canárias preparou um dispositivo para, no pior dos casos, evacuar 4.000 pessoas em quatro horas. Já contactou com a marinha e as linhas aéreas que operam nas Canárias para o caso de erupção.

Ilha das Canárias evacuada na expetativa de erupção vulcânica

A ilha espanhola de El Hierro, nas Canárias, está em alerta e à espera de uma erupção vulcânica. Esta noite, mais de cinquenta residentes e turistas receberam ordem de evacuação. Há, entretanto, um plano de emergência preparado para retirar até quatro mil pessoas em 4 horas. Desde meados de Julho que El Hierro foi abalada por mais de 8000 sismos.2011-09-28 14:36:10

Fonte: vídeo

Dica de leitura: (enviado por Renata Zelante)

E se... um tsunami atingisse o Brasil?
Superinteressante (click aqui para ler) de fevereiro de 2005

Tsunamis podem ocorrer no Brasil
Blog Brasil Academico (click aqui para ler) de fevereiro de 2010

Observe na imagem abaixo, o quadro "H" - onde está o Brasil
(risco de tsunami)




Fonte: http://seraquesomostolos.blogspot.com/
http://www.libertar.in/2011/09/atencao-vulcao-el-hierro-sismo-e.html

6 comentários:

  1. porque nÃo foste a escola estudar?

    deixarias de escrever disparates!!

    ResponderExcluir
  2. Olá, a maioria das notícias aqui, não sou eu quem escreve, eu apenas repasso as informações que leio e acho interessante. Bom, quanto a escola, o pior é que eu fui, e ainda vou ... estou terminando meu mestrado e irei engajar direto no doutorado de uma universidade federal ... e de vez em quando, eu apareço para dar aulas no ensino médio e no pré-vestibular onde trabalho ...

    ResponderExcluir
  3. Eu acredito na possibilidade de uma tsunami chegar no Brasil. Essa história sobre a ilha Canária é verdadeira.
    Falando sério muita coisa aqui é verdade, mas poucos são os que querem enchergar! Muitas pessoas tem medo!
    Tipo, hj mesmo eu assisti o filme Contágio. E em uma cena eu vi o nome FEMA. Eu já sabia dessa história há muito tempo. Fiquei surpresa ao ver no filme e fiquei com mais medo ainda, não vou mentir.
    rs

    ResponderExcluir
  4. E verdade de que o litoral nordestino brasileiro está em alerta por conta de um vulcão que está ativo na Australia?

    ResponderExcluir
  5. é pessoal, de novo as ilhas canárias estão assustando, agora em junho de 2012, na ilha de el Hierro, está em alerta amarelo, com risco de uma enorme explosão, que pode sim, atingir o litoral do Brasil, não tão forte como nos EUA e Portugal. Tomara que não aconteça.

    ResponderExcluir
  6. Mais notícias sobre El Hierro, vá no site do Painel Global, monitoramento da terra em tempo real.

    ResponderExcluir

Blog Archive

Nossos visitantes!