terça-feira, 22 de novembro de 2011

FORTE TERREMOTO NA BOLÍVIA!

Dados recebidos da Rede Sismográfica Global (Iris-GSN) mostram que um intenso abalo sísmico que atingiu 6.2 graus de magnitude foi registrado Em território boliviano, em local a ser determinado as 16h48 pelo horário de Brasília (22/11/2011). O violento abalo teve seu epicentro localizado sob as coordenadas 15.34S e 65.11W, a 533 km de profundidade. O mapa abaixo mostra a localização do epicentro.Apesar da grande intensidade do abalo, a profundidade em que ocorreu o evento favorece a dissipação da energia antes de chegar à superfície.




Um terremoto de 6.2 graus de magnitude libera a mesma energia que a detonação de 1 bomba atômica similar a que destruiu Hiroshima em 1945, ou a explosão de 29925 toneladas de TNT.

Importante: Esta notícia pode sofrer alterações ao longo do dia.

FONTE
http://www.apolo11.com/terremotos_globais.php?titulo=Forte_terremoto_sacode_na_regiao_da_Bolivia_em_local_incerto&posic=dat_20111122-171527.inc
  
Atualizado: 18:18hs

Terremoto de 6,2 graus atinge a Bolívia sem causar danos

Um terremoto de 6,2 na escala de momento ocorreu nesta terça-feira na Bolívia sem deixar vítimas ou danos, segundo informações preliminares do Observatório San Calixto, em La Paz.
"Foi registrado às 14h48 locais (16h48 de Brasília) na província Moxos (Departamento de Beni, norte) a 540 quilômetros de profundidade", informou Guido Avila, do Observatório San Calixto, depois de confirmar informações procedentes de especialistas do Serviço de Vigilância Geológica dos Estados Unidos (USGS), em Washington.
"Há indicações de que foi sentido nas cidades de La Paz e Cochabamba, principalmente em edifícios. Não há registros de danos materiais nem pessoais", acrescentou Avila.
De acordo com Avila, este "é um sismo muito profundo e a essa profundidade não pode causar danos". Informações de rádios locais relataram momentos de medo em edifícios altos de La Paz e Cochabamba, embora o movimento não tenha sido sentido pela maior parte da população.
O USGS, que inicialmente estimou em 6,7 a magnitude, localizou o epicentro do terremoto 184 km a sul-sudoeste de Santa Ana (norte da Bolívia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog Archive

Nossos visitantes!