quinta-feira, 24 de maio de 2012

Coreia do Norte preparada para iniciar novos testes nucleares

O porta-voz do Ministério da Defesa da Coreia do Sul, Kim Mim Seong, afirmou nesta quinta-feira que a Coreia do Norte já está pronta para começar os testes nucleares subterrâneos.
Segundo o Diário da Rússia, falta apenas uma decisão política para o início dos testes. O país há um mês intensificou a preparação das instalações que são destinadas aos eventos.
A Coreia do Sul, entretanto, alertou para consequências graves e sanções caso a Coreia do Norte decida realizar o ensaio nuclear. Em abril, a Rússia, entre outros países, condenaram o lançamento de um foguete norte-coreano, que oficialmente colocaria um satélite em órbita.
As autoridades mundiais acreditam na possibilidade de que a Coreia do Norte estivesse escondendo um teste nuclear quando pretendia lançar o foguete.



A Coreia do Norte estaria aparentemente avançando na construção de um reator de água leve que poderá ser empregado para apoiar seu programa de armas nucleares, segundo sugerem imagens de satélite divulgadas nesta quarta-feira, 16 de maio..

Os sinais de progresso nesse sentido surgem em meio a temores de que o Estado comunista esteja planejando um novo teste nuclear, apesar de os especialistas terem dito que é provável que o novo reator ainda precise de anos para operar.

Imagens de satélites comerciais, tiradas em 30 de abril e analisadas pelo Instituto EUA-Coreia da Universidade Johns Hopkins, mostravam avanços no local de um novo reator no complexo Yongbyon com a aceleração de novos trabalhos de telhado em cimento e aço.


A Coreia do Norte, cujo programa nuclear está baseado no plutônio, testou duas bombas nucleares e insinuou que poderá testar uma terceira.
  

Fonte: Diário da Rússia lido em :http://ianoticia.blogspot.com.br/2012/05/coreia-do-norte-preparada-para-iniciar.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog Archive

Nossos visitantes!