segunda-feira, 28 de maio de 2012

A Ilha de Páscoa II - A Descoberta dos Corpos Desenterrados das Estátuas


Essa é uma continuação do artigo anterior, com mais imagens ... bem legal.Esse é mais um daqueles "mistérios" da arqueologia. Mais um fato de nossa história "sem explicação"!

A descoberta dos corpos das estátuas, não tão nova, mas que aumenta o mistério sobre quem as esculpiu, quem vivia na ilha, como elas foram parar lá é o fato de que as estátuas da Ilha de Páscoa têm corpos! Isso mesmo, as cabeçonas gigantes são estatuas completas cuja maior parte está enterrada e correspondem a corpos e mãos.
Um grupo de pesquisa privado tem escavado recentemente as estátuas da Ilha da Páscoa e está estudando as escrituras nos corpos das mesmas.
A dúvida agora é por que estes gigantes de pedra tiveram seus corpos enterrados? As estatuas sempre foram assim ou com o tempo ficaram desta maneira?
Uma das teorias sobre o desaparecimento dos habitantes originais de Rapa Nui foi a superpopulação que levou a conflitos internos e falta de alimentos. Agora surge outra hipótese: um enorme deslizamento pode ter varrido a ilha e sua civilização. Isso aniquilou a população e fez com que as estatuas ficassem com boa parte do seu corpo sob a terra.
RELEMBRANDO....
A misteriosa Ilha de Pascoa
Localizada nas águas perigosas sulistas do oceano Pacífico, com apenas 18 km² de terras áridas, originárias das erupções de quatro vulcões, hoje inativos, a ilha de Páscoa é considerada a porção de terra habitada mais isolada do restante da humanidade, em todo o Planeta. Qualquer terra mais próxima, está a uma distância de 3000 a 3200km, por isso seus habitantes chamam-na de Te pito o te henúa "umbigo do mundo". Este pequeno pedaço de terra da Oceania (entre o Chile e a Polinésia) foi descoberto por acaso pelo almirante holandês Jacob Roggeven, justamente num domingo de Páscoa de 1772, por isso o nome. Mas atualmente, é designada pelos nativos por Rapa-Nui “ilha grande” ou até por Mata ki te rangi"olhos fixados no céu". Mas qual seria o motivo de chamar uma ilha misteriosa de “olhos fixados no céu”? Talvez será essa a explicação? Bem, você vai entender estes questionamentos assim que souber um pouco sobre os mistérios que circundam a Ilha de Páscoa.





Ainda é incerta a data de ocupação de Rapa-Nui (forma como os nativos preferem chamar a ilha), estima-se que esta data está entre 600 a 900 anos DEPOIS de Cristo, esta data mostra que foram uma civilização bem recente, em comparação com as outras que vimos até agora. E ainda acredita-se que os primeiros habitantes de Páscoa foram polinésios vindos da Ásia em vez da América, como se supunha. ~Talvez estes ainda não sejam dados muito confiáveis, uma vez que a linguagem desse povo, o Rongorongo, ainda é um mistério não desvendado para a civilização moderna. Uns dizem que o motivo é que eles não tinham um sistema de escrita aprimorado, porém uma tentativa de escrita proveniente da influência espanhola pós colonização. Talvez seja esta apenas uma desculpa para explicar o motivo de todo o nossoconhecimento e tecnologia não serem capazes de entender uma escrita “tão arcaia” de um povo que viveu naquele lugar há tanto tempo. Como é que conseguimos decifrar os escritos sumérios, o povo mais antigo que se tem registro da humanidade, mas não conseguimos ler os escritos da Ilha de Páscoa, civilização tão mais recente? Eis o primeiro mistério.








principal
símbolo da ilha e provavelmente seu maior mistério, são os Moais, esculturas gigantescas com formas humanas esculpidas em pedras vulcânicas espalhadas por toda a ilha. Centenas de “homens gigantescos” espalhados pela pequena superfície da ilha, sempre no rosto com a mesma expressão e parecem vigiar os horizontes com olhar distante e sereno. Colossais, imponentes, insondáveis e pesando até 400 toneladas. Quase todas estas estátuas foram esculpidas na cratera do vulcão Rano Raraku por volta de 1300 d.C. pelos nativos, e são mais de mil estátuas de várias formas e tamanhos, as mais antigas estima-se que sejam do século 8 e são as menores, cerca de 5 metros; já as mais novas, datam do século 13 e algumas ainda estão presas as grandes pedras onde eram esculpidas, estas chegam a 21 metros e tem suas faces mais definidas. Quase todas essas estátuas estão de costas para o mar, olhando para o interior da ilha, os nativos dizem que é uma forma de proteção para Rapa-Nui. Segundo eles cada tribo possuía seus Moais e acreditavam que de seus olhos eram emanadas “energias” para seu povo. Isso pode explicar o porque de muitos moais estarem caídos com os rostos para o chão - durante séculos de guerras entre as tribos locais, eram derrubados os Moais para que estes parassem de “emitir força” para seus respectivos povos. Por volta do século 15, não se sabe o por que, o culto aos Moais foi deixado de lado e a ilha passou a se interessar pelo Tangata Manu, ou Homem Pássaro. De qualquer maneira, as estátuas da Ilha de Páscoa contêm em si uma pergunta imediata: como um lugar tão pequeno e isolado poderia originar uma cultura capaz de obras tão espetaculares? Há inúmeras décadas pesquisadores e arqueólogos têm se dedicado às questões que Páscoa suscita: quem de fato construiu os moais? Como eles eram transportados? O intuito da construção destes Moais era realmente para proteção da ilha? Então porque hoje o culto a eles foi deixado de lado? Mais mistérios creditados na conta da Ilha de Páscoa… 




A adoração ao “Homem Pássaro” rendeu a ilha diversas outras estátuas também esculpidas em pedra, diferentes dos outros Moais. Estes tinham cabeça de aves e corpo de homem. Alguns até se arriscam a dizer que aquela cabeça talvez seja uma alusão aqueles capacetes respiradouros dos astronautas. Tanto é que a lenda diz que homens vieram do céu e visitaram a ilha. Por isso os nativos os chamavam de “homens pássaros”, talvez seja por esse motivo que a ilha também é conhecida como Mata ki te rangi "olhos fixados no céu". Outro grande mistério é que nunca houve mais que 4000 habitantes na ilha de Páscoa, e se 70% destes eram mulheres, crianças e velhos, e parte da população de homens trabalhavam exclusivamente na agricultura, pouco menos dos 600 homens restantes não poderiam jamais terem sido os responsáveis pela construção de todos os Moais lá existentes. Teriam eles recebido alguma ajudinha de alguém de fora? E qual seria o motivo de existirem tantas estátuas idênticas (longilíneas, em pé, de cabeça quadrada e rosto cerrado) e apenas um Moai encontrado lá foge a regra, estando em posição diferente (abaixado) e de cabeça redonda? Quem consegue explicar? Como entender como aquele povo de pequeno número, sem ajuda de escravos e sem nenhum indício de qualquer tipo de meio de transporte, conseguia mover Moais de até 400 toneladas por até 20 km? Alguns nativos acreditam que as estátuas de pedras andavam sozinhas até os extremos da ilha, fruto da energia que algumas pessoas tinham.Será? Quem sabe eram visitantes que tinham o poder de interferir na gravidade, e quando foram embora, os nativos pararam de construir os Moais – tanto é, que hoje em dia encontrarmos na ilha tantas estátuas inacabadas. É fato que o lado esotérico é bastante forte na Ilha de Páscoa, a começar por seu formato triangular, que é um importante símbolo místico, além de que a ilha tem exatos 22 por 11 quilômetros, o que deixa intrigado os numerólogos. Rapa-Nui tem vários pontos usados para meditação, sobre uma de suas montanhas, por exemplo, pode-se ver o sol se nascendo e a lua se pondo na mesma linha; também possui três grandes crateras vulcânicas, localizadas curiosamente, uma em cada um dos três vértices da ilha. Os antigos polinésios sentiam que a ilha era um dos chacras do planeta, ou seja, um dos sete pontos de grande concentração de energia. Misteriosamente hoje, a Ilha de Páscoa é comprovadamente detentora de um grande campo magnético. Seria coincidência? Alguns chegam a dizer que o campo magnético é apenas um indício da presença extraterrestre neste lugar, e os Moais é que são a grande prova de que seres de outros planetas ou dimensões visitaram e interferiram na vida desta misteriosa ilha. E você? No que acredita?



fonte: http://salaextraterrestre.blogspot.com/2011/02/misteriosa-ilha-de-pascoa.html

11 comentários:

  1. Tal fato pode ser pelo motivo das estátuas terem sidas esculpidas em uma região montanhosa, o como o passar do tempo, uma formação de solo pelo intemperismo das rochas das montanhas levando a um encobrimento das estátuas presentes nessa área.

    ResponderExcluir
  2. Quando será que a humanidade terá finalmente a notícia de que seres de outra dimenção ou planetas visitaram o nosso e deixaram inúmeros sinais de sua presença entre nós sem que isso tenha interferido na nossa caminhada até os dias atuais. É preciso que se diga que tal esculturas feitas ou não pelo povo da Ilha, significa que algo espetacular aconteceu em um determinado momento e que provocou tal revolução a qual temos dificuldade para entender. Alias, não entendemos porque não seguem o nosso padrão de inteligência. O que está acontecendo é um choque de padrão de inteligência que os nativos não entendiam mas tentavam interpretar desesperadamente para dar sentido ao que os olhos viam mas a mente não compreendia. Merecemos a verdade pois ela existe e nega-la é trair o conhecimento que devemos ter da vida e do universo que nos cerca.

    ResponderExcluir
  3. Achei o assunto interessante, gosto muito de mistérios, faz muito bem ficar pensando no que teria acontecido, é uma viagem sensacional.

    ResponderExcluir
  4. Na boa, enquanto lia esse artigo, não parava de pensar na série Lost, pela semelhança, só que em lost, a misteriosa estátua é apenas uma!

    ResponderExcluir
  5. É interessante não descartarmos todas as possibilidades possíveis, pois ai seremos capazes de compreender e ligarmos as possibilidades para chegarmos a verdadeira resposta.
    Colocado de uma forma simplificada e prudente temos 2 linhas de raciocínio
    1* Deus existe
    2* ETs existem
    (Levando em conta que prefiro ser otimista do que pessimista).
    A humanidade tem como tendencia a ser otimista em na maioria dos sentidos,
    por isso há o segmento em que Deus realmente exista para trazer uma certa segurança de que
    não estamos aqui por um ''acaso''.

    1* Certamente mantemos este segmento para nossa própria segurança.
    Claro que sim, pois esse padrão de regras em relação a religião tem nos mantido fora de guerras mais severas, mortes sem o sentimento de culpa, pessoas descontroladas sem qualquer tipo de aprendizado religioso e um padrão moral (esperançosos )

    2* Neste outro sentido, temos os ETs bom se realmente acreditarmos que isto é real
    e descoberto ( teremos formas de tecnologias não imaginadas e de muitos anos de evolução
    podendo ate nos sanar da morte carnal) Ahh que droga e também seriamos um projeto jogado no espaço a sebe se la o que, e para que etc). Por que estamos tantos anos nesta situação, claro que realmente somos um experimento de Ets idiotas irresponsáveis e ''talvez'' hostis sem qualquer tipo de valores de responsabilidade assim como nos temos com os cachorros e nossos animais domésticos.
    Por que se fossem ''bonzinhos'' já teriam se mostrado a nós a muito tempo e nos passado a tecnologia e estudo necessários para nos mantermos sozinhos, mas não eles nos jogaram no espaço a míngua.

    ( procurei ser simples e claro sobre esses dois segmentos )
    se realmente estamos aki por Ets sinto muito mas acho que estamos ferrados
    mas se estamos aki por Deus temos ainda uma chance e esperança.

    Um ponto de defesa sobre o assunto Deus realmente existir, seria que existe mtas provas do mundo espiritual atualmente e que nessas pedras existe muito misticismo do que realmente deveria ter, tanto as piramides do Egito, quanto todas as piramides encontradas estão alinhadas e posicionadas misticamente para um fim religioso não extraterrestre..

    minha opinião agora é: acho mto pouco provável Ets existirem.

    ResponderExcluir
  6. A história de Rapa Nui é extremamente interessante (e razoavelmente bem conhecida), mas sempre há quem goste de colocar "mistério" onde não tem. Para que estudar história e arqueologia a fundo quando se pode especular e mistificar, não é?

    Atribuir a entidades 'mágicas' as notáveis realizações dos Rapa Nui (compartilhadas por outras belas culturas polinésias como samoanos, havaianos e taitianos, muitos até hoje política e socialmente oprimidos) sem uma compreensão básica sobre sua cultura, mitologia, arquitetura e características naturais da ilha, é um tremendo desrespeito.

    ResponderExcluir

Blog Archive

Nossos visitantes!