quinta-feira, 31 de maio de 2012

Triângulo da vida

Como até o nosso amado Brasil está sofrendo com os tremores de terra ... vamos a esse artigo que pode salvar vidas em caso de terremoto.
O QUE FAZER EM CASO DE TERREMOTOS - O TRIÂNGULO DA VIDA
Demonstração Real do “Triângulo da Vida”






Se você está dentro de automóvel, saia e sente-se ou encoste-se ao seu lado. Qualquer coisa que cair sobre o carro, sempre deixará um espaço vazio ao seu lado.




QUANDO UM PRÉDIO CAI, O PESO DO TETO CAI SOBRE OS OBJETOS OU MÓVEIS, PORÉM RESTARÁ UM ESPAÇO VAZIO AO LADO DELES.
ESTE É O TRIÂNGULO DA VIDA.
QUANTO MAIOR É O OBJETO, QUANTO MAIS PESADO E FORTE, MENOS ELE IRÁ SE COMPACTAR.


SE VOCÊ ESTÁ EM CASA, E NÃO HOUVER TEMPO DE SAIR, FAÇA O SEGUINTE:





NUNCA

NUNCA FAÇA ISTO SE VOCÊ ESTÁ A ALGUNS METROS DE UMA PORTA DE SAÍDA

DICAS:

1) Qualquer pessoa que tenta conseguir abrigo ou algo assim, quando o edifício colapsa, é esmagado. Sempre que as pessoas são colocadas em objetos, como mesas ou carros, são sempre esmagadas. Não faça isso e siga algumas das instruções que se seguem.
2) Gatos, cães e bebês muitas vezes, naturalmente, se enrolam em posição fetal. Você também deve fazer o mesmo em um terremoto. É um instinto natural de sobrevivência. Você pode sobreviver em um pequeno buraco perto de um sofá, perto de qualquer objeto grande que irá comprimir um pouco, mas deixar uma lacuna em ambos os lados.
3) Prédios de madeira são os mais seguros tipo de construção para estar durante um terremoto. Por uma razão simples: a madeira é flexível e se move com a força de um terremoto. Se o edifício colapsa, grandes espaços vazios de sobrevivência são criadas. Mesmo uma construção de madeira tem menos peso da queda tijolos. Prédios de tijolos vão quebrar em pedaços pequenos. Tijolos irão causar muitos danos, mas causarão menos ferimentos do que se fossem placas de concreto.
4) Se você está na cama à noite, e um terremoto ocorre, simplesmente role para fora da cama. Um vazio seguro vai existir ao redor da cama. Os hotéis têm o maior número de sobreviventes, colocando atrás da porta uma placa que diz especificamente que, no caso dos ocupantes do terremoto para se deitar ao lado da cama durante um terremoto.
5) Se um terremoto acontece enquanto assiste TV e não se pode facilmente sair de uma porta ou janela, deitar em posição fetal ao lado de um sofá, cadeira ou mobiliário muito grande.
6) Qualquer pessoa que fica sob uma porta quando ocorre o colapso de edifícios é morto. Por quê? Porque se você ficar sob a moldura da porta e o batente da porta cede e se move para frente ou para trás, você pode morrer esmagado pelo teto.Se a moldura da porta cai para um lado, o batente vai cortá-lo ao meio com seu peso. Em ambos os casos você vai morrer, por isso, não fique sob uma porta.

7) Tente o máximo possível para não descer escadas. Eles têm "momento da frequência" diferente e mover de forma diferente do que o resto do edifício. As escadas e o resto do edifício batem um no outro até que as escadas se desprendem. As pessoas que estão nas escadas, antes de serem desprendidas podem ser mutiladas. Mesmo que o edifício não entrar em colapso, ficar longe de escadas. As escadas são a parte mais facilmente danificadas em um edifício. Mesmo que as escadas não caiam durante o terremoto, eles podem cair depois pela sobrecarga das pessoas tentando escapar. Devem sempre ser inspeccionadas para a segurança, mesmo quando o resto do edifício não é danificada.
8) Fique perto das paredes exteriores dos edifícios ou bem longe delas, sempre que possível. É muito melhor estar fora de um edifício do que dentro dele. Quanto mais para dentro do perímetro do edifício é mais provável que a sua saída se encontre bloqueada.
9) Se você estiver dentro de um carro, sair dele e sentar ou deitar ao lado dele. O que quer que está caindo sobre o carro, sempre deixa um espaço vazio nas laterais.

10) Quando entrei em edifícios desmoronados, com grandes quantidades de papel ou jornal, descobri que o papel não se compacta. Existem grandes espaços vazios ao lado de pilhas de jornais.

11*Doug Copp*11
Chefe de Equipe de Resgate Americano Internacional (ARTI)

Condensado do artigo escrito por Doug Copp "Triângulo da Vida"
O que fazer em caso de um terremoto!

Lido no : http://priufo.blogspot.com.br/2012/05/o-que-fazer-em-caso-de-terremotos-o.html?utm_source=BP_recent

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog Archive

Nossos visitantes!